Universidade de Feriás
Uma analise de um dos principais fenômenos políticos do século passado e de seu caráter contrarrevolucionário a luz do marxismo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Churchill-and-Stalin-002
Stalin: o grande organizador de derrotas | Foto: ©Getty Images

Em janeiro de 2021 terá início a 46ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO) e da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR). O tema desta edição será: “o que foi o stalinismo, uma análise marxista. O curso será ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO.

A Universidade de Férias é o mais tradicional curso de formação política da esquerda nacional, realizado há mais de 20 anos, essa atividade essencial é um esforço do Partido visando à sólida formação teórica marxista de seus quadros, assim como de militantes e ativistas em geral e todos aqueles queiram discutir e ampliar seus conhecimentos sobre variados temas políticos, históricos e culturais a luz do marxismo.

A 46ª edição da Universidade de Férias será, devido à crise sanitária, realizada em moldes distintos das anteriores, que eram presenciais, unindo lazer e formação política. Realizar-se-á de maneira inteiramente virtual, em um site próprio onde os inscritos terão acesso às aulas ao vivo, que ficam também gravadas e disponíveis no site, e materiais didáticos diversos, textos, imagens, vídeos etc.

Serão duas aulas semanais, em janeiro às terças e quintas, tendo início no dia 05/01/2021. O curso: “O que foi o stalinismo, uma análise marxista” será dividido em três partes, sendo duas delas correspondentes à 46ª Universidade de Férias e a terceira parte a 47ª, a ser realizada em julho, presencialmente se a s condições sanitárias o permitirem.

A inscrição para a 46ª Universidade de Férias terá um valor simbólico de apenas R$100 reais, valor destinado à manutenção da atividade e ao fortalecimento de um partido operário e revolucionário, o PCO.

O TEMA:

O stalinismo, ou seja, a dominação de uma burocracia contrarrevolucionária sobre o Estado Operário, fruto da maior revolução proletária da história, foi um dos principais fenômenos políticos do século XX, embora tenha de fato desaparecido completamente. A ele se ligaram os principais acontecimentos revolucionários do século passado. Estudar o stalinismo é estudar a ascensão e queda do movimento operário e revolucionário no mundo, podendo observar o papel central da burocracia da antiga URSS nessa derrota histórica, mas de maneira alguma definitiva, do movimento operário.

Do ponto de vista objetivo o surgimento da burocracia e da vitória da burocracia, tendo Stalin como líder, representou a revolução e a política revolucionária, cujas causas devem ser encontradas no desenvolvimento econômico e político do país. Do ponto de vista ideológico, é um extraordinário retrocesso teórico, contudo, pelo fato de a burocracia estar na cabeça do Estado Operário e da III Internacional a confusão que causou, e que ainda reverbera hoje em setores centristas, é enorme.

O curso da 46ª Universidade de Férias vai elucidar esse papel nefando da burocracia nos mais diversos acontecimentos revolucionários, desde sua formação e consolidação, sua política externa, tanto do estado Soviético, quanto da Internacional comunista, da atuação da burocracia em diversas revoluções, destacando-se a Revolução Chinesa, revolução espanhola, a crise revolucionária na França, a ascensão do nazismo e a segunda-guerra mundial. Assim como a política interna da burocracia, nos países que compunham a URSS antes e depois de Stalin. O curso discutirá ainda as ideias confusas e oportunistas dos “teóricos” do stalinismo, feitas sob medida, de acordo com os interesses da própria burocracia, ideias contrarrevolucionárias que influenciavam os Partidos Comunistas do mundo inteiro.

A análise do curso será tanto histórica, do desenvolvimento da burocracia ao longo dos anos e dos acontecimentos, quanto teórica, a caracterização essencial deste fenômeno. A base teórica encontra-se nas obras de Leon Trotski, grande revolucionário e teórico marxista, que mais profundamente analisou o fenômeno stalinista.

PROGRAMA DO CURSO

1° Parte – 1924 – 1933

1- Introdução – Stalin até a tomada do poder
2 -Burocracia, a URSS
3 -A primeira etapa
3.1 – na URSS
3.2 – na III Internacional
4 – A luta interna
4.1 – Revolução Permanente
4.2 – Industrialização
4.3 – Socialismo em um só país
A segunda etapa
Processos de Moscou
A coletivização forçada
O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

1 – As frentes populares
1.1 – França
1.2 – Espanha
2 -Pacto com Hitler e a invasão da URSS
3 – A guerra e a derrota do nazismo
3.1 – o expurgo no exército
4 -O pacto contra revolucionário com o imperialismo
4.1 – Itália, França e Grécia
4.2 – Ialta
4.3 – A democracia
4.4 – O leste europeu
4.5 – A divisão da Alemanha
5 – Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991 – (47ª Universidade de Ferias, Julho de 2021)

Terror no Leste: os processos de praga
A revolução chinesa e a revolução mundial
2.1 – As revoluções stalinistas
3 – A guerra fria, à coexistência pacífica
4 – Morte de Stalin, Krushov
5 – Crise no Leste (53-56)
6 – Brezhnev
7- 1968
8 -Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
9 – Polônia, Gorbachov e a restauração
10 – Colapso da URRS
11 – Stalinismo e a cultura

O curso será ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO. O companheiro Rui Costa Pimenta é destacado dirigente e militante revolucionário há mais de 40 anos, é jornalista com ampla formação marxista e histórica é reconhecidamente um dos principais analistas políticos do país. Apresenta aos sábados às 11:30 a Análise Política da Semana, principal programa da Causa Operária TV.

Não perca! Inscreva-se já!

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas