Em defesa de Lula e do Fora Bolsonaro: toda a força aos mutirões!
mutirões lula
Em defesa de Lula e do Fora Bolsonaro: toda a força aos mutirões!
mutirões lula

Neste domingo vão ocorrer novamente os mutirões de coleta de assinaturas pela anulação dos processos contra o ex-presidente Lula em dezenas de cidades do país. A situação política de agravamento da crise e a farsa da prisão de Lula demonstrada nas conversas publicadas pelo The Intercept entre o ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro e os procuradores da Lava-Jato.

A operação se mostrou uma operação golpista de perseguição ao Partido dos Trabalhadores (PT) e a Lula, de destruição da economia nacional e para levar Bolsonaro e a direita para a presidência da República de maneira fraudulenta. E mesmo após esses escândalos de divulgação das conversas e outras demonstrações da farsa das eleições que foram tuteladas pelos militares não houve nenhuma tentativa das instituições governamentais em reverter esse quadro.

Após a comprovação da fraude, o judiciário e o legislativo deram ampla defesa do governo Bolsonaro e da fraude, reforçando a perseguição ao ex-presidente Lula e a toda a esquerda, colocando um plano de perseguição e aniquilação das entidades de esquerda e dos trabalhadores.

Essa situação deixa claro que não tem como recorrer as instituições que estão tomadas pelos golpistas e que apoiam a direita de maneira incondicional, restando somente uma alternativa para os trabalhadores: contar com as suas próprias forças e organizações. Esta afirmação foi comprovada na política de “resistência” e de colocar a luta no Congresso Nacional e no judiciário que levou os trabalhadores a uma série de derrotas.

A importância dos mutirões em defesa do Lula e contra a direita está em mobilizar os trabalhadores. Para derrotar a direita, anular as eleições e libertar Lula os trabalhadores e a população explorada têm que estar nas ruas. Para isso, é preciso criar um clima de mobilização entre os trabalhadores e organizá-los para lutar contra a direita. A campanha em torno da liberdade de Lula e pelo fora Bolsonaro é amplamente aceita entre a população explorada e é um fator de mobilização dos trabalhadores.

A prisão de Lula, além de mobilizar amplamente os trabalhadores, foi fundamental para o estabelecimento do golpe e sua liberdade agravaria a crise do governo Bolsonaro, pois aglutinaria os trabalhadores e suas organizações contra os golpistas.

É preciso ampliar ainda mais os mutirões nas cidades, nos bairros populares, feiras livres, universidades e fábricas para ampliar a campanha pela liberdade de Lula e de derrotar o governo Bolsonaro e seus ataques contra a classe trabalhadora.