Em 1923, Hitler tentou realizar um golpe de Estado: saiba mais sobre o fascismo na Universidade de Férias do PCO

Adolf Hitler holding a speech

A Universidade de Férias, realizado junto com o Acampamento da Juventude Revolucionária do Partido da Causa Operária, de janeiro próximo ano, vai abordar uma temática que está estreitamente relacionada com a situação politica atual do Pais: o fascismo.

O tema da Universidade de Férias é “O que é o fascismo e como enfrenta-lo?”, tendo como base o livro de um dos principais dirigentes revolucionários russos, León Trotsky, que – ao lado d eLênin – comandou a revolução vitoriosa de 1917.

Diante do avanço da extrema-direita no Pais, após a vitoria fraudulenta de Jair Bolsonaro nas eleições, os grupos fascistas, apoiadores de Bolsonaro, vêm intensificando uma campanha de intimidação, violência e perseguição contra a esquerda, a juventude, trabalhadores, professores, estudantes etc. Nesse sentido, é de fundamental importância a compreensão teórica do problema do fascismo para que se possa organizar uma resistência e uma reacção eficiente contra a extrema-direita.

O curso será ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária, e trará uma abordagem marxista do problema, trazendo a tona a história do fascismo.

Um exemplo histórico do desenvolvimento do fascismo no mundo, foi a tentativa fracassada de golpe de estado levado adiante por Adolf Hitler e seus partidários nazistas, na Alemanha em 1923. O pais encontrava-se em grave crise economica por conta da derrota na Primeira Guerra mundial. Os nazistas alemães, que inspiravam suas idéias no Partido Fascista Italiano, tentaram subir ao poder no início da década de 1920, por meio de um golpe, episódio esse que ficou conhecido como Putsch da Cervejaria.

Devido a crise, o governo da Baviera decreta estado de urgência, cria-se então um triunvirato para governar a região formado por Gustav von Kahr, o general Otto von Lossow, comandante do Exército, e o coronel Hans von Seisser, chefe da polícia.

No dia 8 de novembro, os nazistas invadem a cervejaria Bürgerbraükeller em Munique, onde o triunvirato era apresentado ao povo, e sequestram os três governantes em uma sala. Hitler a frente, tenta tomar o poder. Há resistência por parte dos apoiadores do governo e os nazistas são derrotados e expulsos do local.

Uma análise profunda desse e de outros acontecimentos centrais e o restante da história do desenvolvimento do nazismo na Alemanha você poderá acompanhar na próxima Universidade de Ferias do PCO.

Não perca essa oportunidade. Faça a sua inscrição!

Assista uma das aulas da última Universidade de Férias que ocorreu na cidade de Suzano (SP):

https://youtu.be/3YxgwsbEsPM

Assista também a Universidade de Férias sobre a crise do sistema capitalista:

https://youtu.be/lsvjqdenbCE

Para maiores informações e inscrições, entre em contato com a Secretaria de Organização e se inscreva já:

(11) 98589-7537 (TIM)

(11) 96388-6198 (Vivo)

(11) 97077-2322 (Claro)

(11) 93143-4534 (Oi)