Menu da Rede

Em 16 de fevereiro de 1959, Fidel Castro é empossado primeiro-ministro de Cuba

Tempo de Leitura: < 1

Publicidade

No dia 16 de fevereiro de 1959, o líder revolucionário de Cuba, Fidel Castro, torna-se o mais jovem primeiro-ministro da história do país.

Aos 32 anos, presta juramento no gabinete do Palácio Presidencial em Havana. Depois da vitoriosa campanha armada a guerrilha que forçou o ditador Fulgencio Batista ao exílio na República Dominicana. Castro, que se tornou comandante-chefe das forças armadas de Cuba depois que Batista foi deposto, em 01 de janeiro, substituiu o mais moderado Miro Cardona como chefe do novo governo provisório do país.

Os Estados Unidos, inicialmente, reconheceram o novo líder cubano, mas retiraram seu apoio depois que Castro lançou um programa de reforma agrária, nacionalizou os ativos americanos na ilha e declarou ser um governo marxista. A população mais rica da ilha, que não concordava com o novo regime, fugiu para EUA, alguns receberam treinamento militar da CIA, e com o apoio do governo americano. Em abril de 1961 aconteceu a mal sucedida invasão da baia dos porcos.

Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Colunistas da COTV | Antônio Carlos

0 Visualizações 19 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend