Crise intensa

Economia espanhola cai 5,2% no primeiro trimestre

Todos os países da Zona do Euro sofrerão uma recessão este ano

A economia espanhola despencou 5,2% no primeiro trimestre devido ao impacto derivado de medidas para conter a pandemia de Covid-19, confirmou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Os do primeiro trimestre são os primeiros dados negativos que mostram o Produto Interno Bruto (PIB) da quarta economia na área do euro desde o final de 2013, quando emergiu da longa recessão causada pela crise financeira global iniciada em 2008.

Em termos homólogos, o PIB contraiu 4,1%, comparado aos 1,8% de recuperação experimentados no período de outubro a dezembro de 2019, informou a agência.

Esse declínio de 5,2% representa o maior declínio trimestral registrado na série histórica do INE, iniciada em 1970, e excede o declínio mais acentuado da crise anterior, registrado no primeiro trimestre de 2009 (-2,6 por cento). cem).

No caso da leitura inter-anual, marca a taxa mais baixa desde o segundo trimestre de 2009, indicou o escritório de estatística.

Para o segundo trimestre de 2020, pressupõe-se uma maior contração do PIB do que no primeiro trimestre, devido ao fato de o período de abril a junho ter sido afetado pela paralisação de inúmeras atividades econômicas como consequência da declaração do estado de alarme.

A Espanha, um dos países mais atingidos pelo coronavírus SARS-Cov-2, manteve um rígido confinamento para evitar o contágio por mais de três meses, que incluiu duas semanas para interromper todas as atividades econômicas não essenciais.

A economia da nação ibérica fechou 2019 com um crescimento de 2,0%.

Gostou do artigo? Faça uma doação!