Por quê estou vendo anúncios no DCO?

É preciso romper a paralisia na defesa do ex-presidente Lula

Neste trecho do programa da Causa Operária TV, a Análise Política da Semana, o companheiro Rui Costa Pimenta crítica a paralisia da direção do PT em defender o seu principal líder, o Lula, contra a sua prisão.

“O que é surpreendente na questão do Lula é que nem mesmo na parte do PT  há uma mobilização em defesa do Lula, ou seja, você pode ser do PT, um partido grande, mas se a direita te pagar, não espere muita solidariedade porque você não vai ter.

Conversa no momento é a seguinte: existe a possibilidade de que o Lula ganhe nos tribunais. Tudo bem. Vamos supor que essa possibilidade seja tão palpável assim como eles dizem. Até agora, o PT não ganhou nada em nenhum tribunal. Nós temos inclusive no Brasil uma nova moda que é a seguinte: se você é condenado no tribunal inferior e você recorre ao superior, eles aumentam a sua pena que é para dizer assim: “não recorra, fica lá, você devia estar contente com aquela pena, agora você vem recorrer?” Aumentou. A situação é dessa natureza, não ganhou nada, ninguém do PT foi inocentado. O Lula, no processo mais fuleiro, mais avacalhado, farsesco que o Brasil já viu até hoje. Um processo que conseguiu ter como peça-chave da denúncia, a propriedade de um apartamento do qual o proprietário não tem contrato de compra e venda, não está no nome dele, ele nunca morou lá, nunca teve a posse, ele praticamente nunca entrou naquele apartamento e ninguém provou nada que isso não seja verdade. Aí vem um cidadão ameaçado de 20 anos de cadeia e ele (o procurador) fala assim: “então, o apartamento é do Lula ou não é?” “Não, é do Lula.” Desse jeito, qualquer um pode ser condenado por qualquer coisa. Leva o cidadão lá, e o acusa de qualquer coisa. Traz um delator que está ameaçado de 20 anos de cadeia, o delator te delata e você vai ser condenado. É uma farsa total.

Agora, ainda saíram resultados da perícia que mostram que falsificaram documentos. É uma coisa que fica cada dia pior e, então, o PT fala o seguinte: “Vamos ficar todo mundo em casa…” Não fala. A direção do PT não fala isso daí, mas o PT de conjunto se comporta mais ou menos dessa maneira: “Vamos ficar todo mundo em casa e rezar para que os tribunais superiores inocentem o Lula ou pelo menos deem a ele mais prazos para ele se candidatar como presidente da república. Que tipo de política é essa? Não dá nem para entender. É inacreditável.

Um companheiro nosso relatou que ele foi conversar com o sindicato da CUT na cidade dele no interior para fazer a defesa do Lula. Então, o que a diretoria do sindicato falou? “Não, essa questão do Lula é com a justiça.” Isso é um grave problema porque é um partido que tem uma parcela importante de peso dentro dele que não está disposto a defender nem o seu principal líder.

Uma coisa para reflexão, muita gente do PT vai ser ruim porque eles acham que nós temos a obrigação de defender o PT em tudo quanto é coisa porque nós estamos defendendo o Lula da maracutaia geral do judiciário, da imprensa e porque nós fomos contra o golpe de Estado. Então, vamos esclarecer o seguinte: nós não temos nenhum dever de defender o PT em nada. Nós defendemos aquilo que achamos o que é correto e o que não achamos correto, nós vamos criticar. Então, vamos fazer uma crítica bem intensa: se o partido de conjunto não consegue defender o Lula, vai conseguir defender qual interesse do povo? Porque a não defesa de Lula é uma capitulação monstruosa diante do golpe de Estado, da direita e da perseguição contra a esquerda. Afinal de contas, o partido serve para quê? Só para fazer eleições, lançar candidatos nas eleições? E qual é o valor desses candidatos uma vez eleitos não colocam o cargo que eles obtiveram, a posição política que eles obtiveram na defesa do seu principal que está sendo perseguido? É uma coisa para se refletir.

Veja que não estamos fazendo essa crítica aqui por fazer porque tem muita gente que não faz nada. Uma boa parte da esquerda aqui que não faz nada. Chega na hora H e fala assim: “Não vou defender o Lula porque ele fez acordo com a burguesia, PT é um partido que tem acordo com a burguesia.” Mas ele também. Quando o Lula é perseguido pela burguesia, ele também não luta contra a burguesia. Então, ele também tem acordo com a burguesia de uma certa forma. Não é nosso caso. No nosso caso, nós estamos tentando fazer uma campanha e nós nos deparamos com um muro de letargia, de paralisia enorme de vários setores do PT. Há setores do PT, principalmente na base do partido, que querem se mobilizar para defender o Lula, mas a direção é semi-paralisada. Eu acredito que forças muito contraditórias operam no interior dessa direção. E nós sabemos quando forças se opõe de igual quantidade, de igual valor, elas acabam se anulando. Cria-se um impasse. Tem setores que acham que o Lula nem deve ser defendido dentro do próprio PT.

Na véspera do ato de Porto Alegre do dia 24, o site Intercept fez uma entrevista com um dos principais dirigentes do PT gaúcho, Olívio Dutra. O Olívio Dutra, na véspera do julgamento de Lula, fala que: “não, o PT errou muito, tem que fazer autocrítica”. Autocrítica para quem? Para a direita. Tem que procurar o Temer e falar: “Olha Temer, erramos muito.” Se não é o Temer, então é o PSDB. Tem que procurar o PSDB e falar: “Olha, erramos muito.” Erraram em quê? Qual é o que é o erro? O erro foi não ter lutado mais decididamente contra o golpe? Foi não ter aprofundando a política de nacionalização da Petrobrás? Não. O erro foi quando a direita começou a acusar o PT de corrupção, o PT deveria pegar todo mundo que foi acusado de corrupto e botar pra correr. O “erro” foi não ter entregado os próprios companheiros à Polícia Federal. Não ter feito isso aí que é o “erro”. Apesar de que, por exemplo, o Zé Dirceu foi preso e fica preso e não defesa do Zé Dirceu, não tem defesa do Vaccari. Teria que fazer essa autocrítica.

Uma coisa que é importante é notar que todos os dias, a burguesia faz a campanha de que o PT deve descartar o Lula. Então, um jornal fala assim: “Nossa, que estranho! Por que o PT ainda continua insistindo com o Lula?” (Olha o cinismo. O cinismo de gente totalmente podre.) “O PT disse que não tem plano B mas, na verdade, já tem articulado a candidatura do Fulano e tal.” É uma campanha permanente. E essa campanha replete a opinião de uma parcela dos dirigentes e parlamentares do PT que é a seguinte: “Pessoal, deixa de Lula, está condenado. Vamos respeitar a justiça embora a justiça não respeita a justiça, mas vocês têm que respeitar. Joguem o Lula aos lobos, deixa ele ficar na cadeia e vamos tocar pra frente. Escolhe um outro candidato.” Uma coisa engraçada que eles falam é o seguinte: “o partido não foi colocado na ilegalidade, o partido não foi impedido de lançar candidatos, é só o Lula.” Não é interessante? É interessante, mas o pessoa ainda devia ler: o PT ainda não foi impedindo de lançar candidato, lancem um candidato bem fuleiro e a hora que vocês estiverem bem fraquinhos e, então, eles também tiram vocês como partido do jogo político. Eles vão levando o pessoal para onde eles querem que é o jogo da burguesia.

Esse trecho faz parte da Análise Política da Semana que acontece todos os sábados a partir da 11h30 em São Paulo na rua Serranos, 90 a cinco quadras da estação de metrô Saúde. Para aqueles que moram longe podem assistir online a análise no canal da COTV. Assiste à análise completa no link a seguir:

Inscreva-se em nosso canal da Causa Operária TV no Youtube e seja um dos já mais de 18 mil inscritos que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e combata o monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista que há décadas domina os meios de comunicação no Brasil. E, também, contribua com a nossa Vakinha online com o quanto quiser e o quanto puder.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.