Na última terça-feira (11), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que o Instituto Butantã não vai produzir a vacina russa. A justificativa, é que o estado já tem uma parceria com o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac e ‘não há motivo’ para trabalhar com uma segunda alternativa.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Doria afirma que “Não sou capaz de avaliar se é boa ou não é, se tem o aval da Organização Mundial de Saúde. Não quero fazer pré-avaliação. Mas pelo Butantã, não. Houve uma procura, mas foi respondido que já temos uma associação com o laboratório chinês Sinovac para a produção da CoronaVac. Não faria sentido algum ter uma segunda alternativa no mesmo Butantã , cujo objetivo é o mesmo” – o objetivo é o mesmo, mas não está pronta e o “científico” Doria, já liberou a reabertura de setores não essenciais e quer a todo custo, liberar a reabertura das escolas, mesmo com o número de casos de infectados e mortos por Covid-19 ultrapassando os limites atmosféricos. .
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disse que acompanha ao lado da comunidade científica o desenvolvimento da vacina pelo Governo russo e que atualmente o Instituto Butantã está participando da pesquisa da CoronaVac, da farmacêutica Sinovac Biotech.
Ao mesmo tempo que João Dória se recusa a adquirir a vacina russa para imunizar a população, o mesmo avança com sua política genocida de reabertura de setores não essenciais e a volta às aulas, no estado que é o epicentro da pandemia no país, com mais de 25 mil mortes – até o presente momento.
Há anos a Rússia tem sofrido uma campanha de difamação pela indústria de propaganda imperialista, mesmo assim, ela saiu na frente na corrida do desenvolvimento da vacina, viabilizando para o restante do mundo que não fique à reboque do sistema capitalista estadunidense e britânico, por meio de suas indústrias farmacêuticas.
Ocorre que assim como a OMS e os governos imperialistas, Doria está fazendo uma propaganda contra a vacina russa e o que está por trás disso, são os monopólios da indústria farmacêutica que perderão a concorrência para os russos, portanto, perderão lucros gigantescos. Assim, a vacina russa está sendo boicotada em favor dos monopólios, que estão tentando desenvolver logo sua própria vacina para ganharem o mercado e lucrarem com a venda monopolista da vacina para todo o mundo.
O fascista e genocida João Doria, como um bom capacho do imperialismo está fazendo direitinho esse jogo.
Assim como o Sr. Jair Messias Bolsonaro (Sem partido), o “Bolso Dória” tem total responsabilidade nas mortes por Covid-19 e pelos desalentados decorrentes da pandemia, por sua falta de política de assistência ao povo que depende do convívio social para obter sustento, liberando o retorno de atividades não essenciais contribuindo com o disparo dos casos e agora , boicotando a vacina russa.
É de vital importância a mobilização de toda a população para a derrubada dessa classe sanguessuga, que prossegue construindo as suas vergonhosas trajetória política, em cima do sangue do povo.
