Ditadura e intimidação: Golpistas “acusam” professores da UFABC de organizar lançamento de livro de Lula

Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva holds a copy of his book during the book launch event in Sao Paulo

O golpe de Estado aprofunda a ditadura do regime político. Um sintoma importante do regime de exceção é a censura e intervenção cada vez mais comuns nas universidades.

Na Universidade Federal do ABC (UFABC) foi aberta uma Comissão de Sindicância Investigativa contra os professores Gilberto Maringoni, Giorgio Romano e Valter Pomar. Eles terão que responder a um questionário sobre o lançamento do livro “A Verdade Vencerá” na universidade, livro de entrevistas do ex-presidente Lula que tem como um dos autores, Maringoni.

O questionário e o processo foram instaurados pela CGU (Controladoria Geral da União). Segundo Valter Pomar, em post no Facebook, a Comissão foi criada após denúncia anônima feita contra os professores, pedindo esclarecimentos a respeito do lançamento do livro. A história fica ainda mais sinistra com o pedido da Comissão para que os documentos fossem tratados com discrição e sigilo.

Esse é o regime golpista que se aprofunda no País. Assim como na ditadura militar, é “crime” lançar um livro na universidade, com a justificativa de que foi organizado um ato político, o que também deveria ser algo natural dentro de uma universidade. A universidade, principalmente a pública, deveria ser o espaço de completa liberdade de manifestação política, científica e cultural. mas a ditadura e a direita não querem isso e agora procuram intimidar os professores. É preciso denunciar amplamente essa tentativa absurda de intervir na universidade.

O conteúdo do questionário, divulgado por Pomar, deixa claro quais são as intenções com o processo:

1- O senhor participou da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC?

2- É de seu conhecimento quais pessoas participaram da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC? Poderia dizer o nome de outros organizadores

3- Quais foram os objetivos da organização de tal evento?

4- A realização do evento foi autorizada por algum servidor? Se sim por quais?

5- O uso do espaço da UFABC (sala, anfiteatro,etc.) foi autorizada por algum servidor? Se sim por quais?

6- Houve venda de livros durante o evento?

5- A venda de livros foi autorizada por algum servidor?

7-Durante o evento houve apologia ao crime?

8- Durante o evento ocorreram manifestações de apreço por parte de servidores em horário de serviço a favor de Lula e partidos de esquerda?

9- Durante o evento ocorreram manifestações de desapreço e contra o Presidente Temer e integrantes do poder judiciário-MP?