Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Former Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva holds a copy of his book during the book launch event in Sao Paulo, Brazil March 16, 2018.  REUTERS/Paulo Whitaker
|

O golpe de Estado aprofunda a ditadura do regime político. Um sintoma importante do regime de exceção é a censura e intervenção cada vez mais comuns nas universidades.

Na Universidade Federal do ABC (UFABC) foi aberta uma Comissão de Sindicância Investigativa contra os professores Gilberto Maringoni, Giorgio Romano e Valter Pomar. Eles terão que responder a um questionário sobre o lançamento do livro “A Verdade Vencerá” na universidade, livro de entrevistas do ex-presidente Lula que tem como um dos autores, Maringoni.

O questionário e o processo foram instaurados pela CGU (Controladoria Geral da União). Segundo Valter Pomar, em post no Facebook, a Comissão foi criada após denúncia anônima feita contra os professores, pedindo esclarecimentos a respeito do lançamento do livro. A história fica ainda mais sinistra com o pedido da Comissão para que os documentos fossem tratados com discrição e sigilo.

Esse é o regime golpista que se aprofunda no País. Assim como na ditadura militar, é “crime” lançar um livro na universidade, com a justificativa de que foi organizado um ato político, o que também deveria ser algo natural dentro de uma universidade. A universidade, principalmente a pública, deveria ser o espaço de completa liberdade de manifestação política, científica e cultural. mas a ditadura e a direita não querem isso e agora procuram intimidar os professores. É preciso denunciar amplamente essa tentativa absurda de intervir na universidade.

O conteúdo do questionário, divulgado por Pomar, deixa claro quais são as intenções com o processo:

1- O senhor participou da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC?

2- É de seu conhecimento quais pessoas participaram da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC? Poderia dizer o nome de outros organizadores

3- Quais foram os objetivos da organização de tal evento?

4- A realização do evento foi autorizada por algum servidor? Se sim por quais?

5- O uso do espaço da UFABC (sala, anfiteatro,etc.) foi autorizada por algum servidor? Se sim por quais?

6- Houve venda de livros durante o evento?

5- A venda de livros foi autorizada por algum servidor?

7-Durante o evento houve apologia ao crime?

8- Durante o evento ocorreram manifestações de apreço por parte de servidores em horário de serviço a favor de Lula e partidos de esquerda?

9- Durante o evento ocorreram manifestações de desapreço e contra o Presidente Temer e integrantes do poder judiciário-MP?

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas