Siga o DCO nas redes sociais

Direita pode mandar Lula à prisão ainda este mês: ocupar São Bernardo já
Direita pode mandar Lula à prisão ainda este mês: ocupar São Bernardo já

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser preso ainda este mês, é preciso mobilizar e ocupar São Bernardo do Campo para impedir na marra a sua prisão. O Tribunal de exceção (TRF-4) sediado em Porto Alegre marcou a data para o julgamento dos recursos apresentados pela defesa do ex-presidente para este mês, o que pode levar Lula à cadeia logo após.

De acordo com a venal imprensa capitalista, o Tribunal de Exceção teria marcado para 14 e 21 de março a audiência sobre os recursos, o caso pode ser apreciado em qualquer uma das datas fixadas. Este fato tem que colocar todo o movimento de luta contra o golpe em estado de mobilização permanente, pois caso o STF não julgue o Habeas Corpus preventivo perpetrado pela defesa do ex-presidente junto a Corte e se esta mesma Corte não rever o posicionamento ilegal; criminoso que adotou ao permitir a prisão (ilegal) em segunda instância, rasgando a constituição, Lula será preso neste mês de março.

Sem mobilização de massas, Lula será preso e o golpe entrará em uma fase superior de seu desenvolvimento. Poderemos dizer que estaremos em uma ditadura de fato contra o povo. Só a mobilização popular pode impedir a iminente prisão de ex-presidente e impedir o desenvolvimento do golpe. Com o esgotamento dos recursos democráticos, como o habeas corpus preventivo etc., a luta contra o golpe só terá efeito se houver gigantesca mobilização popular, pois estamos em um momento em que o regime político já é profundamente arbitrário, em que os ditadores de arrabalde do judiciário e os sicofantas do Ministério Público rasgam a Constituição, destroem o ordenamento jurídico constituído em proveito de um regime cada vez mais autoritário contra os direitos democráticos do povo.

Todas as medidas tomadas pela defesa de Lula são de importância fundamental porém só têm realidade se acompanhadas da mobilização popular, que é o único meio efetivo de defesa do ex-presidente. É hora de chamar o povo às ruas, organizar a revolta e o ódio do povo contra os golpistas numa gigantesca campanha popular e de massas contra a prisão de Lula, contra o golpe de Estado e todos os golpistas.

Ocupar São Bernardo e impedir a prisão de Lula são os imperativos para o movimento de luta contra o golpe e para todas as organizações operárias e populares e a esquerda nacional.