Menu da Rede

Cinismo

Direita não tem “pressa” para vacina, mas tem para abrir comércio

A direita brasileira e mundial "esqueceu" da ciência para abrir a economia em todo mundo e agora "lembra" dela para afastar o uso da vacina russa

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Diretor geral da OMS – Foto: reprodução

Publicidade

O diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas, o “braço” da OMS na América), Jarbas Barbosa afirmou nesta terça, 11, durante entrevista coletiva, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) irá revisar todo o processo de desenvolvimento da vacina russa antes de recomendar a sua utilização. Barbosa afirmou que a organização só irá recomendar após receber os resultados clínicos das fases 1, 2 e 3, e que “não há vacina 100% eficaz”, destacando que em todos os casos será preciso analisar e descobrir de quanto exatamente é a proteção dada por elas.

A declaração do diretor da Opas está em consonância com a linha editorial de diversos órgãos da imprensa capitalista que procuram questionar de antemão a vacina desenvolvida pela Rússia. Sob a aparência de uma “cautela científica” e de uma “responsabilidade com a população” o que se vê é uma grande preocupação em afastar a possibilidade do uso de tal vacina ao invés de vê-la como uma possibilidade real para combater um vírus que já matou centenas de milhares em todo mundo. Se por um lado a suposta cautela serviria para não afirmar que tal vacina seria a salvação para uma pandemia que atinge todo o mundo capitalista, por outro lado, essa cautela exigiria um enorme esforço mundial para averiguar tal possibilidade.

É certo que há uma preocupação dos órgãos de imprensa pró-imperialistas, assim como pela própria OMS de afastar a possibilidade do uso de tal vacina, uma vez que ela representaria uma vitória política para a Rússia, um país que não está entre os países centrais da economia capitalista e que sofre uma intensa campanha de difamação e de bloqueios econômicos pelo imperialismo norte-americano e europeu. Tal disputa se assemelha em alguns aspectos com a chamada “corrida espacial” durante a “guerra fria” quando se procurava a todo custo afirmar a superiodade capitalista sobre a União Soviética. É certo que o desenvolvimento da vacina é herança do desenvolvimento científico alcançado pelo antigo Estado operário.

Importante notar que a tal “cautela” não apareceu quando governos capitalistas em todo mundo, com o apoio da OMS, resolveram abrir o comércio e as atividades econômicas levando à morte de mais centenas de milhares de trabalhadores em todo mundo. Tudo isso para que os grandes capitalistas não percam mais dinheiro durante a pandemia. A abertura econômica não foi comprovada como segura por nenhuma pesquisa científica, no entanto, isso não impediu os governos capitalistas de a adotarem de forma cínica, realizando um genocídio em todo mundo.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

Colunistas da COTV | Antônio Carlos

0 Visualizações 23 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend