Petrobras
Sindipetro/BA está se organizando para realizar uma greve pela defesa da estatal na Bahia e chama todas as entidades para, nacionalmente a se mobilizarem também
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
polo da petrobras na bahia - 20-12-2020
Polo da Petrobras na Bahia | Foto: Reprodução
polo da petrobras na bahia - 20-12-2020
Polo da Petrobras na Bahia | Foto: Reprodução

Conforme artigo da Federação Única do Petroleiros (FUP) de quinta-feira (17) o coordenador geral da entidade e diretor do Sindipetro/BA, Deyvid Bacelar, em vídeo, conclama todas as unidades representantes dos trabalhadores da Petrobrás a se mobilizarem contra as privatizações.

Deyvid reforça a importância da categoria em participar e aprovar nas assembleias um amplo calendário de luta contra as privatizações em curso.

A construção de uma agenda nacional de mobilizações em defesa do Sistema Petrobras foi deliberada no último Conselho Deliberativo da FUP. O calendário está sendo apresentado aos trabalhadores nas assembleias que prosseguem até o dia 23 para deliberar sobre o indicativo de aceitação da proposta de regramento da PLR.

Em plena pandemia da Covid-19, com os trabalhadores cada vez mais expostos à contaminação e sendo transferidos a toque caixa, em meio ao desmonte da empresa, a gestão Castello Branco acelerou o processo de privatização. Nos últimos meses, a Petrobras comunicou ao mercado que está em estágio final de venda de diversas unidades, como os complexos de refino e terminais da Bahia (Rlam), do Paraná (Repar e Six) e do Ceará (Lubnor).

No último 11 desse mês, o presidente da Petrobras, o Chicago boy e pupilo do fascista Bolsonaro e seu governo ilegítimo, assinou a entrega à Energizzi Energias do Brasil, por uma ninharia de US$ 1,5 milhão por 50% do ativo. A outra metade pertence à empresa Petrom. De acordo com as informações da FUP, a Petrobras está de desfazendo de outras 11 concessões no estado que integram o Polo de Carmópolis, onde está localizada a maior área de produção terrestre de petróleo do Brasil, com reservas estimadas em 1,7 bilhão de barris e produção média diária de 10 mil barris de óleo e 73 mil metros cúbicos de gás.

Deyvid Bacelar, em artigo do dia anterior, na quarta-feira (16) ao denunciar a entrega de ativos de Sergipe, relatou que a Petrobras também está vendendo os ativos do Polo de Alagoas, que incluem seis concessões terrestres e uma de águas rasas, duas estações de tratamento (Furado e Pilar), 230 Km de gasodutos e oleodutos, a base operacional de Pilar e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) de Alagoas, com capacidade de produzir dois milhões de metros cúbicos de gás por dia.

A privatização da Bacia Sergipe-Alagoas acelera a saída da maior estatal do Brasil do Nordeste, impactando profundamente a economia e os empregos da região, como a FUP e seus sindicatos vêm denunciando. “O Sistema Petrobras está sendo desmontado em todo o país…”

Diante dessa situação de entregar tudo, toda a empresa petroleira, um importantíssimo patrimônio do povo, a alternativa passa por uma mobilização, o mais urgente possível envolvendo todo o país, desta forma, o Sindipetro Bahia também está submetendo aos trabalhadores de suas bases a aprovação de uma greve local para barrar o desmonte da Petrobras no estado. A orientação da FUP é de que os demais sindicatos avaliem também outras formas de mobilizações permanentes (paralisações, atrasos, cortes de rendição) contra as privatizações.

É preciso ainda, mobilizar os servidores em nível nacional, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Correios, entre vários setores, bem como, o conjunto dos trabalhadores, da população exploradas, todas as organizações sociais, sem terra, etc., Para isso é preciso quebrar a paralisia e as férias da maioria das direções sindicais.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas