Dia de hoje: 9 de agosto de 1945 – Os Estados Unidos lançam a segunda bomba atômica sobre a cidade de Nagasaki

nagasaki

Um dos maiores ataques representado pelo imperialismo norte-americano, o bombardeio a Hiroshima e Nagasaki, ainda hoje deixa marcas na lembrança do povo japonês que, resistiu ao ataque dos Aliados. No dia 9 de agosto fora lançada a segunda bomba sobre a cidade de Nagasaki, a mesma que matou milhares de habitantes da cidade, além daqueles que foram afetados pela radiação e logo culminou em mais mortes.

O primeiro bombardeio foi direcionado a cidade de Hiroshima, com os efeitos do ataque sofrido na cidade, foram mortas entre 90 e 166 mil pessoas, desde o efeito radiotivo ou diretamente pelo bombardeio, já na cidade de Nagasaki que sofreu o ataque três dias depois, foram cerca de 60 a 80 mil pessoas mortas pelas mãos dos Estados Unidos.

Isso foi um demonstrativo de força do imperialismo dentro das forças dos Aliados, especificamente dos Estados Unidos, que mesmo com a guerra praticamente ganha promoveu o ataque ao Japão. Os resquícios do ataque imperialista ainda se fez presente nas gerações futuras das cidades japonesas atingidas por muito tempo e também na memória daqueles que o presenciou. No dia 15 de agosto por fim o Japão acaba se rendendo às forças aliadas.

Foram milhares de mortos, há pelo uma década atrás ainda se reconhecia um número significativo de mortos pela bomba atômica que massacrou ambas as cidades e deixou a população japonesa sob a ruína do imperialismo norte-americano.