30 de maio de 1976: Fim da Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã foi um conflito entre trabalhadores comunistas e o imperialismo norte-americano no Extremo Oriente da Ásia, na região denominada Indochina, logo após a Segunda Guerra Mundial. O conturbado cenário mundial tinha como protagonismo os países imperialistas que levaram novamente o mundo a guerra generalizada das rapinas para dividir o globo entre os seus monopólios de Estado. O conflito contra os vietnamitas comunas é considerado o mais duradouro e um dos maiores conflitos da história do século XX.

Imagens da Guerra:

No Vietnã do Norte, são formadas as forças de combate irregulares, os “vietcongues”, entrando a figura de Ho Chi Minh, um revolucionário que luta na década de 30 no território contra os franceses, depois indo para China comunista e organizando a resistência ao avanço americano. Aliados aos comunistas da URSS e a China, o comunista estudou junto ao Comintem (braço internacional da URSS na China), utilizando essas táticas de guerrilha no combate aos japoneses, invasores da Indochina anteriormente. No fim do primeiro conflito de Ho Chi Minh, formaram um Estado independente ao norte da região, o Vietname, onde a França contra-ataca e a Guerra da Indochina que só termina em 1954, com a vitória do Việt Minh.

O país foi dividido em dois e o revolucionário se tornou presidente do Norte, treinou e aparelhou as forças da Frente de Libertação Nacional do Sul, que visavam reunificar o país, o que levou à Guerra do Vietname aos guerrilheiros invadirem o Sul contra o capacho dos norte-americanos.

Imagem de estátua de Ho Chi Minh:

Guerrilheiros vietcongs:

A partir de 1969, o governo Nixon se empenha em continuar a Guerra no Vietnã até conseguir conquistar o que ele nomeava de “paz com honra”, ou seja, evitar uma saída humilhante dos americanos e a subsequente derrota de Saigon para o Vietnã do Norte”.

O conflito ocorrido do Vietnã ao Laos e Camboja, foi de 1 de novembro de 1955 até a Saigon em 30 de abril de 1975. Em 1976 o Vietname vira independente.