11 de julho de 1836: nasce Antônio Carlos Gomes, o mais importante compositor de ópera brasileiro

No dia 11 de julho de 1836, nasceu em Campinas, Antônio Carlos Gomes, o mais importante compositor de ópera brasileiro. Se destacando por seu estilo romântico, obteve destaque internacional, conseguindo a façanha de ser o primeiro compositor brasileiro a apresentar seu trabalho no Teatro alla Scala em Milão (Itália).

Das mais conhecidas de Nhô Tonico, nome com que assinava até em suas dedicatórias, a ópera ballo (baile), O Guarani, é uma das obras primas de Carlos Gomes, composta em quatro atos, baseado no romance de José de Alencar. Estreou no Teatro Scala em 19 de março de 1970 e foi aclamada pelo público obtendo grande sucesso.

Sobre sua caminhada inicial na vida que sempre foi muito sofrida, aos 15 anos se sabe que já compunha valsas, quadrilhas e poucas. Aos 18 anos, compôs a Missa de São Sebastião, sua primeira missa cheia de misticismo, apresentando também sua voz ao público e cantando alguns solos que comoveram a todos os presentes. Aos 23 anos já apresentara vários concertos com o pai. Em 1861, foi cantada sua primeira ópera no Teatro Lyrico Fluminense, chamada de A noite de Castelo, baseado na obra de Antônio Feliciano de Castilho, cravando uma grande revelação e um êxito sem precedentes nos meios musicais do país.