Siga o DCO nas redes sociais

16 de julho de 1920: nasce “a divina”, cantora Elizeth Cardoso
maxresdefault (1)
16 de julho de 1920: nasce “a divina”, cantora Elizeth Cardoso
maxresdefault (1)

Elizeth Cardoso nasceu no dia 16 de Julho de 1920, do Rio de Janeiro para o mundo, a famosa sambista nasceu no subúrbio de São Francisco Xavier, era de uma família de classe baixa e sonhava em ser uma artista famosa assim como seu pai. Elizeth tinha 5 irmãos e a família frequentava casas de samba e festivais de MPB.

Porém, a vida de Elizeth não era nem um pouco boa. Depois de concluir o primário, Elizeth e seus irmãos tiveram que largar os estudos e começaram a trabalhar para ajudar nas despesas da casa, já que a família estava passando por necessidades.

A beleza da voz de Elizeth foi descoberta em sua festa de aniversário, onde seu pai convidou vários amigos músicos como Pixinguinha, Dilermando Reis e Jacob do Bandolim. O tio de Elizeth a apresentou à Jacob que pediu para que a jovem cantasse na  festa, e Elizeth aceitou e cantou, e Jacob impressionado com a voz dela levou-a para fazer um teste na Rádio Guanabara. Elizeth passou no teste da rádio com facilidade e a partir daí fez sucesso pelas rádios e programas locais.

Após ter lançado seu primeiro disco não parou de fazer sucesso.

Elizeth passou a lançar vários discos solo, em conjunto e ao vivo, e fez dezenas deles, porém em 1987 a cantora foi diagnosticada com câncer no estômago e morreu em 1990 do mesmo problema.

Escute Barracã de Zinco, um de seus maiores sucessos: