DF: Estudantes vão às ruas contra cortes no Passe Livre, Fora Ibaneis!

ato

Foi anunciada nova medida pelo recente governo golpista do Distrito Federal, representado na figura do novo governador, Ibaneis Rocha (MDB) de que serão feitas mudanças no acesso ao passe livre estudantil, programa esse que beneficia cerca de  50% da população de estudantes do DF. A nova medida, que prevê uma ainda maior burocratização do processo, mas principalmente, a exclusão de uma grande parcela de estudantes que usufruem do passe livre, é mais um ataque desmedido.

Segundo o governador, essa seria uma ação para evitar “fraude” e que somente aqueles que “realmente” precisam do benefício de fato o utilizariam. Isso não é somente um ataque aos estudantes, mas como também uma maneira de fazer a população pagar a conta da crise criada pelos próprios golpistas. Se promove um verdadeiro corte de programas sociais e públicos em detrimento dos direitos da população.

Outro ponto a se destacar, é que a medida também denota aquilo que sempre fora defendido pelos golpistas, a exclusão da população mais pobre no que diz respeito ao acesso a programas como esse, porque finalmente a bandeira que defendem é a bandeira da privatização e o mínimo de direito para os trabalhadores.

Na contrapartida, os estudantes já se organizam contra a ofensiva do governo Ibaneis. Na última quarta-feira (30), os estudantes fizeram ato contra as mudanças no passe livre na Rodoviária do Plano Piloto, esse é o caminho a se seguir nos próximos momentos. É preciso organizar uma ampla mobilização do movimento estudantil em conjunto com todos aqueles que compõe o campo da educação e propriamente toda a população, para agir contra uma medida que tenta cercear um direito adquirido pelos próprios estudantes. Logo, os atos devem ser intensificados e serem cada vez maiores para barrar mais esse ataque contra educação e a população de conjunto.