“Depois da “corrupção” agora a esquerda vai cair no conto da questão de “segurança pública”

Na Análise Política da Semana, o companheiro Rui Costa comentou o tema “Depois da “corrupção” agora a esquerda vai cair no conto da questão de “segurança pública”:

“Sobre esse problema aí da capitulação geral da esquerda diante da questão da segurança. É um novo desafio que está sendo lançado aqui para esquerda, e a esquerda, a maior parte da esquerda, já está preparada para fazer um papel lamentável. O primeiro desafio foi a campanha direitista contra a corrupção. Começou a imprensa a bater bumbo: corrupção, corrupção, corrupção, o problema é corrupção, o problema é a corrupção, a corrupção tá destruindo, o país, a corrupção, corrupção, corrupção. E uma boa parte da esquerda foi na marchou atrás dessa Fanfarra da direita falando em corrupção.

Quando você chega para lá da metade do filme e você descobre que todo mundo que tava tocando o bumbo era corrupto e que no fundo tudo aquilo lá era um golpe para acabar com o PT e a esquerda e o Lula. Então todo mundo fez papel de trouxa. A defesa do Lula, por exemplo, essa semana, entrou com um processo…uma representação do processo do Lula no TRF-4 quando eles colocam vídeos de autoridades norte-americanas que falam que durante todo o processo da Lava Jato houve uma colaboração informal entre as autoridades norte-americanas, o Moro e a turminha lá dos paranaenses. Só que tem um detalhe que os advogados do Lula destacaram. Isso é uma coisa totalmente ilegal. Ele jamais poderiam ter feito isso.

Então, revela-se que o processo é controlado pelos norte-americanos. Já seria ruim se fosse legal. Agora é feito de uma maneira totalmente ilegal. Por fora dos canais adequados. Contra o que diz a lei. etc e tal. Por isso os advogados de Lula estão pedindo a nulidade do processo. A anulação do processo. O que é óbvio porque um processo viciado desse jeito teria que ser anulado. Que os juízes do TRF-4 anulem o processo é outra história mas mostra o nível de escândalo que tem isso daí. É muito escandaloso. Eles foram obrigados aí para condenar o Lula a passar por cima de todas as leis possíveis e imagináveis. Eles atropelaram a Constituição e todo o Código Penal. O que mostra que é uma operação fraudulenta, de perseguição política, criminosa, etc. Isso ficou provado que ir atrás da batucada da direita não é uma boa política.

Agora, a direita tá fazendo uma outra batucada. Chama-se “Segurança Pública”, porque o crime… aí o crime aumenta assim na televisão, e eu não sei se no morro mas na televisão ele aumenta 10 vezes em 24 horas. Aí vem as notícias: balearam a criança na cabeça, não sei o quê, até a morte da vereadora que era contra a intervenção, contra PM, é usada a favor da PM e da intervenção. É segurança, segurança, segurança, e aí aparece esses mal intencionados, outros malucos, outros completamente idiotas, para apoiar essa política de segurança.

Porque a esquerda não tem personalidade. Toda uma parte da esquerda eles ficam de olho para ver o que a Rede Globo fala; o que o Estadão fala; o que a Folha de São Paulo fala; que é para eles verem como se dar bem com que eles acham que é uma opinião pública. Eles não têm o hábito de chegar lá e falar: não, essa de segurança é uma farsa igualzinha à questão da corrupção. É uma farsa. Eles não têm coragem. Eles não têm personalidade para fazer isso. E o que vai acabar é que como você não tem personalidade e você vai se arrastando atrás da direita, quem é que vai ganhar a parada? A direita.

Essa que é jogada. Por exemplo, a versão inicial qual que era? “a intervenção do Rio de Janeiro é uma jogada Eleitoral do Temer.” Você vê a interpretação. A palavra de ordem de uma boa parte da esquerda é “intervenção é uma farsa”, quer dizer, eles gostariam que a intervenção fosse para esmagar o crime mesmo. Há organizações de esquerda, inclusive, que são mais aloprados do que o normal, por exemplo, o PSTU pede punição exemplar. Como assim punição exemplar?

Se é o papel de um partido político pedir alguma punição, seria a punição de acordo com a lei. Como punição exemplar? A punição exemplar é uma coisa meio fascista. Quer dizer, você puniria a pessoa acima do natural para que ela sirva de exemplo. O pessoal é louco.

No programa que nós fizemos sobre análise internacional eu tava falando numa coisa que aconteceu na eleição italiana. Na Itália ganharam os partidos todos que são partidos racistas, que são contra os imigrantes que entram na Itália, e  a esquerda se deu mal por quê? Porque a esquerda de um modo geral, isso aí a gente não vai nem uma análise da eleição italiana, eles não têm coragem de se colocar contra essa política anti-imigrantes, porque eles consideram que é uma política popular. Então, se a política da corrupção é popular; se a política anti-imigrantes é popular; se a política de segurança é popular, e se nós temos que defender tudo isso, então vamos arrumar uma suástica e vamos virar de direita, pô! Se não vai arrumar a suástica, então você tem que combater isso daí. A falta de personalidade da esquerda é total. Agora com que começou a intervenção, a burguesia tá usando o problema da Segurança Pública para colocar o exército no controle do país toda a esquerda começou a se amedrontar, a choramingar com o negócio da Segurança. Nós temos que dizer muito claramente que isso daí, essa política de Segurança Pública, é uma manobra ditatorial. Estão usando o problema da Segurança Pública, que nunca ninguém resolveu lugar nenhum, diga-se de passagem, para levar adiante um determinado plano político. Isso tem que ser dito. Tô dizendo aqui se alguém achar ruim pode criticar à vontade mas a verdade é essa daí é isso que a gente tem que dizer.

Não adianta fazer média. No final das contas você é engolido. Em grande medida nós estamos na atual situação em relação ao golpe porque a esquerda não reagiu à demagogia da corrupção. Deveria ter falado logo de cara como nós falamos. Essa campanha da corrupção…isso é uma campanha sempre de direita para atacar a esquerda pois até o Trump reconheceu que eles tinham um plano para usar como opção para atacar os seus inimigos políticos em todos os lugares. A segurança é uma coisa semelhante. Tem que combater a demagogia direitista. O problema da criminalidade é devido à situação do país. Eles vão agravar o problema acabando com o “Bolsa família”, outras coisas. É devido à leis absurdas como a lei que condena todo o tipo de utilização das drogas etc e tal. Que é uma lei de tipo moral, várias outras leis também absurdas que aumentam penas e o encarceramento mais baixo. A repressão policial acentua o problema da criminalidade. Isso é tudo demagogia barata e a repressão não vai resolver o problema de forma nenhuma.

Eu, numa campanha presidencial, que eu participei, não sei se foi foi inclusive 2002, alguém me perguntou sobre o problema da segurança. Eu falei que era tudo conversa mole e demagogia da direita. Não é para valer, porque primeiro lugar porque economicamente inviável. Se começa a prender gente e chega uma hora você não tem mais como prender as pessoas. Fala aí, os Estados Unidos têm 3 milhões de pessoas presas. Para você sustentar essa infraestrutura de presos aí é um investimento enorme. O Brasil agora tem 800 mil pessoas presas. Vai investir agora para 800 mil pessoas presas? O pessoal não quer…o pessoal acha que o trabalhador tem aposentadoria é um privilégio, e ter prisão para 800 mil pessoas o que que é? É uma loucura! E se continuar aumentando o crime que eles vão fazer vão construir prisão para 5 milhões de pessoas? Que orçamento federal, estadual, municipal vai conseguir pagar isso daí? Tem que tirar o povo da cadeia; tem que tem que encontrar uma outra solução. Isso daí não só é uma selvageria; é reacionário; é repressivo; visa impor no país uma ditadura como não tem viabilidade absolutamente nenhuma. Então, não podemos cair no conto da defesa da Segurança Pública. É um conto do vigário como é o problema da corrupção. Nós temos que dizer isso aí em alto e bom som.”

Não perca o programa análise política da semana, todos os sábados, a partir das 11h30, ao vivo, no canal COTV no Youtube, e posteriormente adicionado na Rádio Causa Operária no Soundcloud.