Força Nacional no Pantanal
Depois de atacar trabalhadores rurais e indígenas no extremo-sul da Bahia, Bolsonaro envia Força Nacional ao Pantanal.
Força Nacional na Bahia 2
Força Nacional na Bahia, resta saber com será atacado no Pantanal, o fogo ou o povo. | Foto por: reprodução.
Força Nacional na Bahia 2
Força Nacional na Bahia, resta saber com será atacado no Pantanal, o fogo ou o povo. | Foto por: reprodução.

Através do Ministério da Justiça, em decreto publicado no diário oficial nesta quarta (23), governo Bolsonaro autorizou a utilização da Força Nacional de Segurança Pública (Força Nacional) para ajudar no combate aos incêndios no Mato Grosso, Estado que abrange a maior parte do Pantanal.

A medida também definiu que o governo poderá pagar diárias dos bombeiros dos Estados do Distrito Federal e do Paraná, solicitados a atuar na região, o que depende da aprovação dos governadores.

Apesar da medida, os recursos alocados pela Força Nacional serão: 10 viaturas, 2 micro-ônibus e 1 helicóptero para combater os incêndios gigantescos que estima-se que já destruíram 15% dos 2,3 milhões de hectares do Pantanal brasileiro, que é a maior área de charco do mundo.

Depois de atacar trabalhadores rurais e indígenas no extremo-sul da Bahia a mando dos latifundiários e especuladores locais, resta saber se o foco da ação será mesmo os incêndios ou atacar as comunidades locais, como prender indígenas ou trabalhadores locais por supostamente provocar os incêndios.

Relacionadas
Send this to a friend