Rumo ao “apagão”: golpistas continuam entregando mais companhias de energia

eletrobras-1200x800_c

Da redação – Cepisa, Eletroacre, Ceron e Boa Vista Energia, companhias de energia do Sistema Eletrobras foram entregues esse ano ao setor privado pelo governo golpista. As próximas duas da lista aguardam a aprovação de projeto de lei que facilita transferência do valor de passivos para a tarifa do consumidor como “incentivo” ao  capital privado. Já foram vendidas quatro das seis distribuidoras colocadas à venda pela Eletrobras. Relatório que tenta barrar a privatização da Amazonas Energia, cujo leilão está marcado para o dia 26 de setembro, será votado nessa terça-feira (4).

“Não há qualquer certeza de que o agente privado tenha mais condições do que a distribuidora controlada pela Eletrobras de superar os obstáculos presentes no fornecimento de energia elétrica aos sistemas isolados”, diz o senador Eduardo Braga (MDB-AM), responsável pelo relatório, na justificativa do texto.

A luta contra a privatização deve ir além de uma batalha jurídica, para colocar-se como uma pauta de mobilização social. É preciso ocupar as ruas para exigir a estatização das distribuidoras de energia e controle da empresa na mão dos eletricitários.