Das greves à ocupação de São Bernardo: venha para a Universidade de Férias do PCO

d2a38208fba8f05875e376d13b97ebfd

A data do mais tradicional curso de formação teórica marxista do país já está marcada. A 42° edição da Universidade de Férias do PCO e Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) acontecerá entre os dias 23 e 29 de Julho, no interior de São Paulo. Com uma análise da história recente do Brasil, a Universidade terá por tema: da crise da ditadura militar ao golpe de 2016.

Para compreender o golpe de Estado e a encruzilhada que se encontra o regime político brasileiro hoje é preciso recuar na história recente do país. Só uma visão de conjunto dos processos e da dinâmica da luta de classes no país, bem como da crise capitalista Internacional, poderá revelar a configuração e a essência do regime político que se estabeleceu com a chamada redemocratização. Esse regime exauriu-se, expresso no golpe de Estado que elimina os fundamentos deste regime e das relações entre as classes.

O curso terá por base uma obra de extraordinário valor científico e literário, até então inédita na literatura política sobre este período, trata-se do livro: Golpe de Estado no Brasil: balanço e perspectiva, prestes a ser lançado pelas Edições Causa Operária. Obra escrita pelo companheiro Rui Costa Pimenta, Presidente Nacional do Partido da Causa Operária  (PCO), jornalista, escritor e destacado dirigente e militante Trotskista há mais de 40 anos, realiza uma análise marxista e revolucionária da história recente da República brasileira que, passando pela crise da ditadura, pelo neoliberalismo e pela ascensão dos governos nacionalistas, desemboca no golpe golpe 2016.

Quer saber qual o balanço do regime político erigido com fim da ditadura e que finda agora, bem com quais as causas profundas do golpe de Estado de 2016 ?

E quais as perspectivas  para o movimento operário e popular  com o ataque da direita golpista, tudo isso do ponto de vista marxista e revolucionário ? Não perca a Universidade de Férias do PCO.

Confira alguns tema do curso

  • O golpe de 1964: o governo militar
  • A crise de 1964
  • Os planos neoliberais para o Brasil e América Latina
  • A ascensão do nacionalismo
  • O PT chega ao governo
  • Brasil, 2012 o início do golpe de Estado
  • O ano de 2013
  • Uma eleição: a direita escancara seu golpista  
  • A direita a o governo Dilma e a esquerda demora a reagir
  • 2016: o ano do Golpe
  • A ameaça da extrema direita
  • Golpe em todo o continente
  • Os militares mostram a cara (novamente)

A Universidade de Féria é um curso de formação teórica marxista de alto nível promovido pelo Partido da Causa Operária a mais de 20 ano. Seu sentido é formar militantes políticos sob a base do marxismo. O marxismo como ideologia proletária e concepção científica só pode ser assimilado profundamente e corretamente a partir do Estudo teórico e da prática política revolucionária, ou seja só um partido operário pode levar as massas e a vanguarda proletária  consequente com seus interesses mais profundos.

A universidade como instituição burguesa e acadêmicos como ideólogos e burocratas da burguesia, que procuram reivindicar o marxismo só podem oferecer uma caricatura, feita sob medida para a pequena burguesia.

As exigências do nosso tempo histórico determinam e a ação revolucionária da do Partido operário e das massas estejam apoiadas na teoria revolucionária e no conhecimento científico. Eis o que a Universidade de Férias proporcionará.