Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Diferente de um curso da Universidade burguesa, como a de Harvard – onde a atividade intelectual, sobretudo, nas chamadas “ciências” humanas.  serve pura e simplesmente ou para o elogio do capitalismo, ou para apresentar uma teoria “crítica”, aparentemente anti-capitalista, mas que na verdade é uma defesa do capitalismo acrescido de algumas reformas – a Universidade de Férias e acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) promove uma sólida formação teórica marxista; revolucionária. O objetivos logicamente não é formar acadêmicos, mas militantes experimentados na luta política.

Para tanto, o conhecimento teórico do marxismo e da luta política da classe operária ao longo da história bem como da sociedade capitalista é fundamental, é um material básico para todos que queriam compreender a realidade para intervir nela.

Nesta 41ª edição da Universidade de Férias e Acampamento AJR, que comemora 20 anos de formação política do curso mais tradicional de toda a esquerda nacional, estudaremos um tema da maior importância: a crise histórica do capitalismo: do surgimento do imperialismo ao neoliberalismo.

Um tema fundamental para compreender o movimento da sociedade capitalista, estratégia revolucionária e a inevitabilidade do governo operário e do socialismo. Serão catorze aulas que vão do auge do capitalismo à sua decadência, o surgimento do imperialismo, como etapa histórica superior do desenvolvimento capitalista,  ao seu declínio imediato e a total desagregação e decadência social do capitalismo após o surgimento do imperialismo, mostrando a agonia do capitalismo em sua fase terminal.

Os temas das aulas serão:

 

  • Imperialismo e capitalismo de livre concorrência
  • Era de guerras e revoluções
  • Apogeu e declínio do capitalismo: a crise histórica
  • 1929
  • Fascismo e liberalismo
  • Stalinismo: o grande organizador da derrota da revolução mundial
  • Da II guerra ao Plano Marshall
  • O Estado de bem estar social
  • Os anos dourados
  • A crise: da crise monetária a 1974
  • Revolução e contrarrevolução
  • O neoliberalismo 1
  • O neoliberalismo 2
  • A crise do neoliberalismo

Na 41ª Universidade de Férias do PCO e acampamento AJR muito mais que um professor, quem coordena o curso e o apresentará é o companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, que é um experiente militante e dirigente revolucionário, destacado intelectual marxista, que dedica sua vida à construção do Partido Operário Revolucionário e a Revolução. Alguém que compreende a realidade  e a analisa à luz da experiência histórica. Que é capaz de dar uma interpretação do desenvolvimento histórico de conjunto.

Não perca! Venha para a Universidade de Férias do PCO.

A 41ª Universidade de frias ocorre entre os dia 26 de janeiro a 08 de fevereiro. Ainda dá tempo inscreva-se aqui. Acesso o site do evento https://universidade.pco.org.br/ , confirme presença na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1972128709709236/ .

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas