46ª Universidade Marxista
Após uma pausa na semana passada, o curso “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista” volta hoje com sua 9ª aula, às 19h, ao vivo.
Stalinismo
Cartaz do Curso "O que foi o Stalinismo, uma análise marxista". | "Foto: Reprodução"
Stalinismo
Cartaz do Curso "O que foi o Stalinismo, uma análise marxista". | "Foto: Reprodução"

Após uma pausa na semana passada, o curso “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista” voltará com sua 9ª aula, que ocorrerá hoje, ao vivo, às 19h, na plataforma da Universidade Marxista (www.universidademarxista.pco.org.br). As aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, às 19h, ministradas por Rui Costa Pimenta, presidente do partido e profundo conhecedor do marxismo, com mais de 40 anos de experiência política e estudo sobre a teoria marxista. O curso terá ao todo 16 aulas, cada um delas com duração de três horas, totalizando uma carga horária de 48h, sem incluir os estudos dos grupos de discussão. O curso está programado para terminar no início do mês de março. A segunda edição da Universidade de Férias ocorre tradicionalmente no segundo semestre.

Realizado pela primeira vez de forma virtual devido à crise sanitária, o Curso faz parte da 46ª Universidade de Férias, tradicional atividade da Aliança da Juventude Revolucionária do PCO em prol da educação marxista dos militantes, da luta política da classe operária e da construção de um partido comunista e revolucionário. A Universidade Marxista, que promove debates e discute temas importantes para a luta política da classe operária, com esse curso sobre o Stalinismo vem esclarecer as reais intenções contrarrevolucionárias da burguesia e da esquerda pequeno burguesa para desmobilizar a classe trabalhadora diante da crise do regime capitalista.

Com o avanço do fascismo no Brasil e no mundo, conhecer o que foi o Stalinismo como política contrarrevolucionária e os motivos pelos quais a burguesia o ressuscita e ataca Trotski é de fundamental importância para a luta política, a fim de que a classe operária desmistifique o contrarrevolucionário período stalinista e seu fracasso na implantação do socialismo e saiba percorrer o verdadeiro e eficaz caminho para combater o capitalismo e caminhar para um governo operário. Confundir e desmobilizar a classe trabalhadora sempre foi uma política da burguesia e no Brasil a esquerda está embarcando nessa farsa.

Com grande repercussão nacional, com mais de 1.200 inscritos e com participantes de todo o Brasil e de mais de 20 países, o maior curso sobre Stalinismo custa apenas R$100,00 de inscrição. Os participantes e militantes terão acesso a um rico e farto material sobre o curso, como a Enciclopédia Marxista, a Biblioteca Socialista, centenas de verbetes, vídeos, imagens, livros e artigos que ficarão disponíveis e atualizados diariamente por seis meses após as aulas. Todo esse acervo do partido tem o objetivo de ser o maior sobre o Stalinismo em língua portuguesa. O cursista também poderá participar dos grupos regionais de estudo e discussão sobre o curso, para tirar dúvidas e refletir politicamente. Na plataforma da Universidade, por apenas cinquenta reais, o cursista terá acesso aos demais cursos promovidos pela Universidade Marxista, como “Fascismo, o que é e como combatê-lo” e “Revolução Chinesa”, realizados presencialmente pela Universidade de Férias do ano passado.

Confira a programação completa da 46° Universidade de Férias do Partido da Causa Operária, que disponibilizará hoje sua 9ªAula:

1° Parte – 1924 – 1933
1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
2. Burocracia, a URSS
3. A primeira etapa
3.1 – na URSS
3.2 – na III Internacional
4. A luta interna
4.1 – Revolução permanente
4.2 – Industrialização
4.3 – Socialismo em um só país
5. A revolução chinesa
6. A segunda etapa
7. Processos de Moscou
8. A coletivização forçada
9. O terceiro período
2° Parte – 1934 – 1948
1. As frentes populares
1.1 – França
1.2 – Espanha
2. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
3. A guerra e a derrota do nazismo
3.1 – o expurgo no exército
4. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
4.1 – Itália, França e Grécia
4.2 – Ialta
4.3 – A democracia
4.4 – O leste europeu
4.5 – A divisão da Alemanha
5. Plano Marshall e leste europeu
3° Parte – 1948- 1991
1. Terror no Leste: os processos de praga
2. A revolução chinesa e a revolução mundial
2.1 – As revoluções stalinistas
3. A guerra fria, a coexistência pacífica
4. Morte de Stalin, Krushov
5. Crise no Leste (53-56)
6. Brezhnev
7. 1968
8. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
9. Polônia, Gorbachov e a restauração
10. Colapso da URRS
11. Stalinismo e a cultura

Participe da 46° Universidade de Férias do PCO, pois ainda dar tempo, e venha fortalecer a luta por um governo operário, comunista e revolucionário, ajudando a desmistificar todos os movimentos contrarrevolucionários da atualidade, como, dentre outros exemplos, a farsa da frente ampla com a direita, que só prejudica e desmobiliza a classe operária, deixando a esquerda a reboque da direita e paralisada diante dos ataques da burguesia.

Para maiores informações sobre o curso e as inscrições, entre em contato com a Secretaria de Organização do Partido da Causa Operária(SORG) pelo número (11) 99741-0436 ou entre em contato pelas redes sociais do partido no Facebook, Instagram, WhatsApp e também com os militantes do partido.

Relacionadas
Send this to a friend