Cultura nordestina: Amapá terá mostra de cordeis apresentados em músicas e danças

MOSTRA-CULTURA-CORDEL-SESI-2018

O Serviço Social da Indústria (SESI) no Amapá realiza a Mostra Cultural Coreografia em Cordel (25ª Mostra de Dança).

Com a expressão literária do cordel como tema, o espetáculo contará com a participação de 120 alunos, envolvidos em 15 apresentações de dança e de música.

Marcada para o dia 1º de dezembro, no Teatro das Bacabeiras, Macapá, a partir das 19h30, a mostra valoriza a manifestação cultural popular que entrou no Brasil  no fim do século XVIII e teve no Nordeste um terreno fértil para seu desenvolvimento. O termo cordel é herança portuguesa, sua caraterística mais marcante é a oralidade e a principal função social é de informar, além de divertir os leitores e os ouvintes.

O Norte recebe o Nordeste, melhor ainda que receba o cordel que visa informar, provocar, fazer pensar, bem ao contrário da manipulação da imprensa golpista que domina o País, o cordel não engana ninguém, convoca a imaginação para ajudar na reflexão. As histórias podem ser fantásticas, mas servem para pensar o real, a vida. Mesmo quando ironiza tem objetivo de nos afastar da visão alienante que certa mídia e certa literatura deliberadamente nos quer impor.

Quem estiver em Macapá não deixe de prestigiar a mostra. Cordel é cultura, cordel é resistência.