HAMBURGUER_1
SHARE

Avanço tecnológico

Cuba garante capacidade para produção de cotonetes e máscaras

O Centro Cubano de Neurociências avança com a fabricação de insumos para o combate à Covid-19 e abre duas usinas para a produção de máscaras cirúrgicas e cotonetes

Tempo de Leitura: < 1

Mesmo sob bloqueio imperialista, Cuba experimenta avanços – Foto: Reprodução

Publicidade

Granma – O Centro Cubano de Neurociências (Cneuro), pertencente ao grupo empresarial BioCubaFarma, continua acumulando resultados para o avanço tecnológico na Ilha em termos de saúde, agora com a fabricação de insumos para o confronto com a Covid-19 e a recente abertura de duas usinas para a produção de máscaras cirúrgicas e cotonetes, respectivamente.

Segundo Antonio Fernández Mastrapa, diretor de Produção do Cneuro, a fábrica de cotonetes, com capacidade de produção de 200 mil unidades por dia, já entregou ao ministério da Saúde Pública cerca de 1.7 milhão desde março; enquanto isso, na oficina são feitas cerca de 40 máscaras por minuto, o que soma entre 14.000 e 16.000 por dia.

«Estas novas usinas são fruto dos esforços que se iniciaram a partir da pandemia e da necessidade de reforçar os meios de proteção contra a doença, especialmente do pessoal de saúde», acrescentou.

«Por um lado, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, cerca de 200 mil dólares foram conseguidos para adquirir a maquinária de fabricação de cotonetes, que responde a duas linhas: testes de PCR e uso geral para o setor da Saúde».

Explicou que o projeto Aumentar as medidas de prevenção e enfrentamento contra a Covid-19 em Cuba, cofinanciado pela União Europeia, resultou em um financiamento de mais de 250.000 euros, que, entre outros destinos, contribui para a produção de máscaras cirúrgicas descartáveis. Isso permite garantir a sustentabilidade de produtos para o diagnóstico da doença e a proteção de quem está na primeira linha de enfrentamento.

O Cneuro tem participado, juntamente com outras instituições e trabalhadores autônomos, na fabricação de ventiladores pulmonares de emergência e protetores faciais para profissionais da saúde.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mais Lidas
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTT

70 ANOS DA REVOLUÇÃO CHINESA - COM RUI COSTA PIMENTA (CURSO COMPLETO)

286 Visualizações 4 horas Atrás

Watch Now

Send this to a friend