Vacina contra a COVID-19
Cuba anuncia nova fase de testes em humanos da vacina, Soberana 01, e prevê vacinação em fevereiro de 2021.
Cuba-Covid
Pesquisas no Finlay Vaccine Institute em Havana. | Foto por: reprodução.
Cuba-Covid
Pesquisas no Finlay Vaccine Institute em Havana. | Foto por: reprodução.

O governo cubano anunciou nesta terça (18) que o franco desenvolvimento da vacina desenvolvida na ilha o que permitirá que já na próxima segunda (24) comecem o recrutamento de voluntários e os testes em humanos.

A nova fase de testes da vacina, nomeada de Soberana 01, desenvolvida pelo Finlay Vaccine Institute, realizará testes em 676 pessoas entre 19 e 80 anos de idade. Segundo as autoridades de saúde a vacina estará disponível no primeiro trimestre de 2021, provavelmente em fevereiro.

Segundo o diretor de pesquisas do Finlay Vaccine Institute, Dagmar García, é uma estratégia baseada nas plataformas tecnológicas existentes no país onde podem ser produzidas uma vez concluídos os estudos necessários, dada a capacidade de fabricação existente para posteriormente assumir a introdução de qualquer vacina bem-sucedida no país.

O governo cubano informa ainda que a pesquisa da vacina e dos tratamentos para a COVID-19 são resultado das alianças com centros de pesquisa do país, como as parcerias com a Faculdade de Química da Universidade de Havana, o Centro de Imunologia Molecular, o Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia e o Laboratório de Defesa Civil.

Biofarma Cuba, uma das instituições que desenvolvem as pesquisas da vacina.
Relacionadas
Send this to a friend