Cruzeiro vence argentinos e fica com a primeira colocação do grupo

Cruzeiro

No confronto dos dois melhores times do Grupo E, Cruzeiro e Racing, da Argentina, disputaram uma das melhores partidas da fase de grupos do mais importante torneio de clubes do continente, a Copa Libertadores.

Em disputa, a importante liderança do grupo, que garante ao primeiro colocado o direito de disputar a segunda partida da fase seguinte, em casa. Vitorioso, o Cruzeiro garantiu a primeira colocação, levando esta vantagem para as oitavas de final.

As duas equipes entraram em campo já classificadas para a próxima fase, estando mesmo em disputa somente a liderança. O time brasileiro esteve melhor em campo, merecendo a vitória, mas teve que lutar muito para garantir o apertado placar, pois os argentinos ofereceram uma grande resistência ao time do técnico Mano Menezes.

O Cruzeiro – sob a batuta de Mano Menezes – tem uma dos melhores e mais bem organizados elencos do país e é um dos candidatos ao título da competição, junto a outras equipes de ponta e  de igual calibre do continente.

Os argentinos mostraram em campo que têm o melhor time do país vizinho. A campanha do Racing não deixa dúvidas quanto a isso. As duas equipes terminaram a fase de grupos com a mesmo número de pontos, ficando o time brasileiro em primeiro lugar em função do critério de gols. Na goleada obtida encima da LAU, do Chile, os azuis ficaram com uma excelente margem a frente do  Racing, com saldo positivo de 10 gols contra seis dos argentinos. Em número de vitórias, empates e derrotas, tudo igual entre os dois times.

O Cruzeiro abriu o placar com Thiago Neves logo aos dois minutos, ampliando depois com Lucas Silva, aos oito.  Os argentinos descontaram com o seu melhor jogador, o sempre perigoso artilheiro Centurion, aos vinte e sete minutos. A partida foi muito movimentada, com variações táticas dos dois lados, conferindo dinamismo e boas alternativas de jogadas de ataque. A forte marcação também esteve presente, principalmente por parte do Cruzeiro, que realizou um verdadeiro bloqueio no meio de campo, impedindo que dali saísse as principais jogadas de ataque do adversário. Classificados, Cruzeiro e Racing aguardam o sorteio para conhecer os respectivos adversários das oitavas de final, que só acontecerá depois da Copa do Mundo.

No outro confronto do Grupo E – só mesmo para cumprir tabela – o Vasco obteve a primeira vitória na Copa, derrotando o Universidade de Chile, em Santiago, pelo placar de 2 x 0. O time chileno ainda respirava por aparelhos na competição, mas precisava de uma improvável combinação de resultados para prosseguir na competição. Acabou derrotado em casa para o time do Vasco, que fez a pior campanha entre os brasileiros na competição, encerrando sua participação com melancólicos cinco pontos, na terceira colocação do Grupo. O time carioca  volta suas atenções agora para o campeonato brasileiro, onde se encontra em posição intermediária na tabela.