A 53º edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) foi cancelada por falta de verbas, após corte de 50% no orçamento de 3 para 1,5 milhões o evento já sofreria mudanças no seu formato, mas no último momento houve o contingenciamento total das verbas resultando no cancelamento da edição. Esta é a quarta vez que o evento sofre descontinuidade, as outras duas foram em 1972, 1973 e 1974, durante a ditadura militar após recrudescimento da censura.
O FBCB foi criado em 1965, por professores da Universidade de Brasília, Jean Claude Bernardet, Vladimir Carvalho e Paulo Emílio Sales Gomes, com iniciativa de principalmente de Paulo Emílio, sendo o evento mais antigo do gênero no país. Nas sua duas primeiras edições teve o nome Semana do Cinema Brasileiro. Um dos seus pontos marcantes são suas regras, que os diferenciam de outros festivais. Para participarem os filmes devem ser inéditos e preferencialmente ainda sem o reconhecimento de prêmios. O principal prêmio do FBCB é Troféu Candango, havendo também o Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Prêmio Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem, o Prêmio Exibição TV Brasil, o Prêmio Abraccine, o Prêmio ABCV e o Prêmio Saruê.
O FBCB é o mais longevo dos dos festivais nacionais de cinema, sendo cenário das mais relevantes manifestações culturais nesse veículo. O FBCB tem ainda um grande aspectos econômico impreteríveis para a indústria de audiovisual. Esses entre outros aspectos do festival fizeram com que mais de três dezenas de instituições se unissem no manifesto PELA REALIZAÇÃO DO FBCB-FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO.
Ocorre que o cancelamento do FBCB não é um evento isolado na cultura nacional, apenas no setor de cinema e audiovisual, contabilizam se diversos eventos com adiamento ou cancelamento, entre esses, O Olhar de Cinema de Curitiba e o Festival de Gramado. Com essa política de ataques o cenário de crise na cultura nacional se aprofunda a cada dia.
Segue o Manifesto na íntegra:
“PELA REALIZAÇÃO DO FBCB-FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO
Rio de Janeiro, 8 de junho de 2020.
Ao Ilmo. Sr. Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues.
O Fórum dos Festivais-Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema – e entidades signatárias abaixo-assinadas, tornam pública a total perplexidade e discordância sobre o anúncio do cancelamento da edição 2020 do FBCB-Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e requerem a revisão desta decisão.
O FBCB é o mais duradouro festival de cinema do Brasil e palco das mais relevantes manifestações do cinema nacional ao longo na sua trajetória de mais de 50 anos.
Além do seu incontestável papel histórico, artístico e cultural, o FBCB cumpre também a importante função de indutor da dinamização econômica dos mais variados segmentos audiovisuais, gerando emprego, renda, remunerações aos realizadores e produtores, tanto local como nacionalmente.
Os prejuízos desta decisão são imensos e alcançam não apenas à comunidade audiovisual mas também à sociedade brasileira, que será privada de vivenciar a fascinante experiência proporcionada todos os anos pelo FBCB.
Em tempos de Covid-19, os festivais brasileiros buscam reinventar-se e reafirmam a sua importância como espaços fundamentais para difusão do cinema brasileiro em formatos digitais enquanto aguardam com expectativa os rumos do combate à pandemia para retornarem ao seu modelo presencial.
Assim sendo, torna-se fundamental e urgente a reversão desta medida extrema de cancelamento do FBCB.
Temos total convicção que realização do FBCB-Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2020 é plenamente exequível e solicitamos que todos os esforços sejam empreendidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF para a sua confirmação.
Atenciosamente,
FÓRUM DOS FESTIVAIS-Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema
ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo (ABD-DF)
ABD CAPIXABA – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo
ABD-SP – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de São Paulo
ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual
ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema
ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas
ANDAI – Associação Nacional Distribuidores Audiovisual Independente
APACI – Associação Paulista de Cineastas
APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro
APBA-CO – Associação das Produtoras Brasileiras de Audiovisual do Centro-Oeste
API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro
APRO – Associação Brasileira de Produção de Obras Audiovisuais
APROCINE- Associação das Produtoras de Cinema e Audiovisual de Brasília
Associação Cultural Faísca
AVEC-PR – Associação de Vídeo e Cinema do Paraná
BRAVI – Brasil Audiovisual Independente
CINE CEARÁ – Festival Ibero-americano de Cinema
Cinemateca Catarinense – ABD/SC
CINE PE – Festival do Audiovisual
COMA – Coletivo Mineiro de Animação
CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste
CURTA MINAS/ABD-MG – Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Minas Gerais
DF+DOCs
FAMES – Fórum Audiovisual de Minas Gerais, Espírito Santo e Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
FORCINE – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual
FÓRUMDOC.BH – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte
Frente Unificada de Cultura do DF
FUNDACINE/RS – Fundação de Cinema
GO FILMES – Associação das Produtoras Independentes de Cinema e Tv de Goiás
SANTACINE – Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina
SIAESP – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo
SICAV – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual
SINDAV MG – Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais”