Cresce o número de brasileiros endividados

money

Segundo índice do SPC Brasil, o país encerra o mês de maio com um total de 63,29 milhões de inadimplentes. Os dados apontam que o número de consumidores com contas atrasadas cresceu no ultimo mês, e já são quase 18 milhões de pessoas na faixa dos 30 anos com as contas negativadas. Já os idosos, acima dos 65 anos, somam aproximadamente 5,4 milhões de negativados. As dívidas bancárias são as mais comuns, o que está relacionado aos juros extremamente elevados aplicados pelo sistema financeiro.

A região sudeste é onde se concentra o maior número de inadimplentes, tendo apresentado também a maior alta com avanço de 8,07%. O crescimento nas outras regiões foi menor, mas também é considerado elevado sendo 2,95% no Nordeste, 2,27% no Centro Oeste, 1,55% no Norte e 1,08% no Sul. O setor que mais está endividado é o de brasileiros entre 30 e 39 anos de idade, sendo 17,9 milhões de endividados.

A alta do número de inadimplentes pode ser explicada pelo aprofundamento da crise econômica no país que tem produzido um constante aumento do desemprego e a extinção de postos de trabalho. Cada vez mais o brasileiro tem que deixar de pagar as dívidas para poder sobreviver, visto que não há perspectiva de melhoria da situação. Os golpistas têm levado adiante uma destruição cada vez maior da economia nacional.