Programação Especial
Com a chegada dos 80 anos do assassinato de Trótski, a COTV exibe uma série de palestras, debates e cursos sobre a vida e a obra de Trótski e o trotskismo. Confira!
Trotsky
Trótsky, assassinado a mando de Stálin, foi o principal expoente da luta contra a contrarrevolução | Foto: COTV
Trotsky
Trótsky, assassinado a mando de Stálin, foi o principal expoente da luta contra a contrarrevolução | Foto: COTV

Nesta sexta-feira, dia 21 de agosto, completam-se 80 anos do assassinato de Leon Trótski, um dos maiores revolucionários de toda a história da humanidade.

Desde o começo de sua vida como militante revolucionário, Trótski se mostrou extremamente ortodoxo frente à teoria de Marx. Ao longo de sua vida e principalmente depois das revoluções de 1905 e de 1917, desenvolveu a chamada Teoria da Revolução Permanente, se colocando em clara oposição à Teoria da Revolução por Etapas, defendida por setores centristas – e, posteriormente reacionários – do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), isto é, a burocracia stalinista.

https://www.youtube.com/watch?v=I-kc9TyZTY0&list=PL6exWLai3Il1cAL4XlIt1l4fslongxzBW

À luz desta teoria, Trótski representou o setor mais combativo dentro da luta para acabar com a contrarrevolução, encabeçada por Stálin e sua burocracia soviética revisionista. Depois que a perseguição judiciária de Trótski por meio dos Processos de Moscou, em 1936, não deu certo, Stálin intensificou sua campanha de calúnias contra o revolucionário, resultando, finalmente, em seu assassinato em 21 de agosto de 1940.

À luz disso, o Partido da Causa Operária, fazendo jus à sua tradição quarto-internacionalista, por meio de seu canal 24h no YouTube, a COTV, realiza hoje um dia especial em homenagem a Trótski, criador do programa do qual o PCO tomou como base nesses mais de 40 anos de construção do partido revolucionário no Brasil. A partir das 00h, toma início a exibição de palestras, debates e cursos sobre a vida e a obra de Trótski, o trotskismo, além de vídeos especiais que serão postados ao longo do dia no canal com discursos do próprio Trótski em português.

Com o imperialismo atingindo níveis cada vez mais escancarados de sua decadência, é imprescindível a defesa de um programa verdadeiramente revolucionário voltado para a classe operária. Nesse sentido, a defesa do programa da IV Internacional e a construção de um partido revolucionário regido pelo centralismo democrático é indispensável para que a luta operária supere sua antiga crise das direções. Principalmente agora, durante a crise do coronavírus, perpassa pela classe trabalhadora internacional um potencial revolucionário que pode levar à retomada das lutas dos oprimidos. É dever dos partidos revolucionários ao redor de todo o mundo radicalizar esta luta e, de uma vez por todas, pôr um fim ao sanguinário regime do imperialismo.

 

Relacionadas
Send this to a friend