Contra o fascismo, operários da construção civil e metalúrgicos são maioria em curso do PCO em Volta Redonda
WhatsApp Image 11.30.44
Contra o fascismo, operários da construção civil e metalúrgicos são maioria em curso do PCO em Volta Redonda
WhatsApp Image 11.30.44

Da redação – No mês de janeiro, foi realizada mais uma edição da renomada Universidade de Férias da AJR, o curso debatido com os presentes “Fascismo: o que é e como combatê-lo”, ministrado por Rui Costa Pimenta, com base nos textos de Leon Trotski.

Diante do sucesso do evento e dada a necessidade de expandir o alcance da discussão para diversas camadas da população, veio a iniciativa de, entre os meses de abril e maio, apresentar versões condensadas do curso em diversas cidades por todo o Brasil.

No último final de semana (27 e 28), foi a vez de Volta Redonda sediar mais uma etapa dos cursos ministrados pelos militantes do PCO. Evento que aconteceu no espaço cedido pelo Sindicato da Construção Civil, agrupou 33 pessoas no primeiro dia e 47 no segundo.

Dentre os participantes do curso, muitos operários da construção civil e metalúrgicos comparecem para debater sobre as experiências do século passado e como a classe operária pode enfrentar o fascismo que toma forma em vários países no mundo.

Em uma cidade conhecida pelo histórico movimento dos trabalhadores, que já foi palco de uma grande greve metalúrgica contra o governo Sarney, a procura pelo curso demonstra o interesse da população em novamente combater a ameaça da extrema-direita. Também foi uma oportunidade para discutir as campanhas do partido para o momento político nacional, pela liberdade de Lula e pelo fim do governo Bolsonaro.

A tendência de luta dos trabalhadores fica mais clara à medida que o golpe se aprofunda, e é necessário dialogar com o povo, olho-no-olho, sobre a ameaça do governo golpista. Iniciativas como essa do Partido da Causa Operária, oferecendo cursos em mais de 100 cidades, precisam se multiplicar para agrupar a classe operária de todo o Brasil na luta contra os fascista.

Veja fotos do curso: