COTV
A COTV apresenta uma programação completa, trazendo uma análise marxista de desde acontecimentos políticos ao futebol e outros fenômenos culturais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
img
Logomarca da Causa Operária TV | Foto: Reprodução

A Causa Operária TV (COTV), um dos canais de imprensa oficiais do Partido da Causa Operária (PCO), dispõe de um sinal aberto 24h por dia de segunda a segunda e transmite uma programação completa, de noticiários em vários horários do dia a programas de análise política, programas dos coletivos sindical, de jovens, de negros e de mulheres do Partido, o programa esportivo Na Zona do Agrião e 5 programas culturais diferentes: “Uzwela, conversa sobre cultura”, “Cineclube Luis Buñuel”, “Música de Classe”, “Pró-Cultura” e “Quarto Caderno”. Não sendo meros programas informativos, todos os programas da COTV procuram abordar seus respectivos assuntos de um ponto de vista político, da luta de classes, procurando relacionar as notícias e discussões particulares com as questões centrais da luta da classe operária e a partir do programa revolucionário do seu Partido.

Do kimbundu, um grupo de idiomas do tronco linguístico africano Bantu, vem o nome do programa cultural de entrevistas da COTV, que significa “conversa”, “diálogo”. O Uzwela, apresentado pelo companheiro Henrique Áreas, em cada edição semanal entrevista uma figura dos mais diversos campos do meio artístico – músicos, quadrinistas, escritores, dentre outros. Destacamos aqui uma das edições recentes de maior sucesso do programa, a entrevista com Rodrigo Lima, vocalista da banda de hardcore Dead Fish, cujos membros declaradamente são anti-fascistas e cerram fileiras com o PCO na luta pelo “Fora Bolsonaro”. Transmitida no dia 11 de agosto pela COTV, a sua retransmissão está disponível no seu canal no YouTube através do link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=o2muXLU-3ss

Nomeado em homenagem ao cineasta e militante comunista espanhol Luis Buñuel e apresentado pelo companheiro Isaías Filho, o Cineclube tem como foco analisar o conteúdo político de obras do cinema, com cada edição normalmente apresentando um conjunto de obras agrupadas sob determinado tema – por exemplo, a série de edições especiais sobre o Cinema Novo, “O Cinema e a Revolução Cubana” e, mais recentemente, no aniversário de 80 anos da morte do líder revolucionário ucraniano Leon Trótski, uma edição especial tratando das obras que procuraram abordar sua vida e obra.

Em parceria com a Rádio Causa Operária, a COTV apresenta também os podcasts Música de Classe, Pró-Cultura e Quarto Caderno. O primeiro, apresentado regularmente pelos companheiros Carlos Nishimiya e Francisco Weiss, membros da banda Revolução Permanente, e por Juliano Lopes, apresentador do programa do Coletivo de Negros João Cândido, trata de discutir alguns músicos ou cenas musicais específicas, suas trajetórias e a influência sofrida ou imposta por estes à luta política aonde quer que ela tenha sido travada com a sua participação.

Já o programa Pró-Cultura tem como foco formas de arte e ambientes de grande influência sobre a juventude, como histórias em quadrinhos, desenhos animados, a Internet e jogos eletrônicos, sendo também apresentado por membros da juventude do Partido. O programa Quarto Caderno, por sua vez, procura apresentar fenômenos artísticos mais diretamente ligados a importantes eventos históricos, e é também apresentado pelo companheiro Henrique Áreas.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas