Formação Política
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, o PCO realiza sua 46° Universidade de Férias, desta vez online, com o tema “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
43-Universidade-de-Férias-1024x585
A 43° Universidade de Férias do PCO teve como tema "Fascismo: o que é e como combatê-lo" | Foto: Reprodução

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 o Partido da Causa Operária realizará a sua 46° Universidade de Férias, com o tema “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”. Devido às atuais condições sanitárias do país o curso será realizado de forma virtual, diferente dos últimos anos. No mês de janeiro as aulas serão ministradas pelo companheiro Rui Costa Pimenta nos dias 5 e 7, 12 e 14, 19 e 21, 26 e 28, e as datas do mês de fevereiro ainda serão definidas. As aulas serão fechadas e realizadas em site próprio, com a cobrança de uma taxa simbólica de R$100,00, que também permite acesso ao material e ao curso durante seis meses após as aulas.

Sendo uma das atividades mais tradicionais do PCO, a Universidade de Férias sempre traz temas e debates que ajudam a construir a luta política da classe operária e também esclarece sobre questões muitas vezes colocadas para confundir ou agir de forma contrarrevolucionária dentro da esquerda e para com os trabalhadores, como é o próprio caso do stalinismo, que recentemente voltou a ser abordado e defendido como uma alternativa aos trabalhadores por elementos usados pela burguesia e pela  pequena burguesia a fim de desmobilizar a mobilização das massas, afinal o stalinismo não oferece e nem ofereceu nenhuma alternativa efetivamente combativa aos trabalhadores diante da atual situação capitalista e as tendências cada vez maiores de mobilização popular . A Universidade de Férias é uma importante e fundamental atividade de educação e construção política não só dos militantes do partido, mas a todos aqueles que se interessam e defendem os ideais marxistas e da classe operária, sendo uma forma de melhor direcionar a luta política para a revolução social.

A Universidade de Férias que abordará o tema sobre o stalinismo tem o papel de desmistificar e esclarecer várias questões acerca daquilo que está sendo difundido por elementos pseudo esquerdistas contrarrevolucionários em relação ao trotskismo e também ao crescimento da radicalização política da classe operária, por isso a sua importância acerca da construção política não somente do partido revolucionário, mas também de toda a luta da classe operária rumo à revolução e ao comunismo.

Confira a programação da 46° Universidade de Férias do PCO:

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa

3.1 – na URSS

3.2 – na III Internacional

  1. A luta interna

4.1 – Revolução permanente

4.2 – Industrialização

4.3 – Socialismo em um só país

  1. A revolução chinesa
  2. A segunda etapa
  3. Processos de Moscou
  4. A coletivização forçada
  5. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares

1.1 – França

1.2 – Espanha

  1. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  2. A guerra e a derrota do nazismo

3.1 – o expurgo no exército

  1. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo

4.1 – Itália, França e Grécia

4.2 – Ialta

4.3 – A democracia

4.4 – O leste europeu

4.5 – A divisão da Alemanha

  1. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948- 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial

2.1 – As revoluções stalinistas

  1. A guerra fria, a coexistência pacífica
  2. Morte de Stalin, Krushov
  3. Crise no Leste (53-56)
  4. Brezhnev
  5. 1968
  6. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  7. Polônia, Gorbachov e a restauração
  8. Colapso da URRS
  9. Stalinismo e a cultura

Diante da atual ameaça fascista e de movimentos contrarrevolucionários que deixam os trabalhadores a reboque das políticas direitistas, é imprescindível a educação política e o maior conhecimento sobre o marxismo, e o tema stalinismo já pode ser introduzido aos companheiros por outros meios de comunicação do Partido da Causa Operária, como os programas Marxismo com Rui Costa Pimenta que abordam o tema e estão disponíveis no acervo da Causa Operária TV, além de uma série de matérias tanto no Diário online do PCO como no jornal impresso Causa Operária.

O curso sobre o Stalinismo da 46° Universidade de Férias do PCO tem por objetivo ser o mais completo possível para uma melhor compreensão acerca de um tema tão complexo e tão polêmico quanto ao que foi e o que representa o stalinismo na construção da luta da classe operária não apenas na União Soviética, mas também até os dias de hoje em todo o mundo. É importante a compreensão de todo o processo, pois a construção política permite uma melhor clareza sobre quais deverão ser os próximos passos da classe operária rumo ao governo operário diante do atual momento da crise capitalista.

Participe da 46° Universidade de Férias do PCO e fortaleça a luta pela revolução, o governo operário e o comunismo e contra todos os movimentos contrarrevolucionários que tentam de várias maneiras desmobilizar a luta da classe operária contra o fim da exploração e do capitalismo. Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria de Organização do PCO (SORG) pelo número (11) 99741-0436 ou entre em contato pelas redes sociais do PCO no facebook, instagram e também com os militantes do partido.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas