Imprensa Operária
O Jornal Causa Operária estampa em todas as suas edições a palavra de ordem Fora Bolsonaro e visa orientar o movimento no sentido de uma política marxista e revolucionária.
EFuAZS9W4AAvXHv
Manchete do Jornal Causa Operária: Fora Witzel! Fora Bolsonaro! | Reprodução.

O jornal Causa Operária (JCO) é o mais antigo da esquerda brasileira, editado desde 1979. Ele é um jornal produzido e vendido pelos militantes do Partido da Causa Operária nas ruas, escolas, universidades, fábricas e sua tiragem é semanal.

Seu objetivo é elevar o nível político e cultural da classe trabalhadora e organizar as lutas pela derrubada do sistema capitalista. Para isso, traz uma série de debates políticos, polêmicas com a esquerda, matérias sobre teoria revolucionária e análises sobre o desenvolvimento da luta de classes no Brasil e no mundo.

Em todas as lutas, o jornal Causa Operária procura apontar uma política marxista. A importância de um jornal de esquerda é que este funciona, segundo Lênin, como um organizador e propagandista coletivo. É um veículo de formação política, organização da militância e de intervenção cotidiana na luta de classes, no sentido de acelerar o desenvolvimento da consciência política dos explorados.

A compra do jornal é um investimento. É um meio de se informar, estar conectado com a luta política mundial e acompanhar, passo a passo, o desenvolvimento dos acontecimentos. Em todos os momentos, o jornal Causa Operária procurou analisar as tendências políticas sobre a base dos fatos. Por isso, esteve na vanguarda da luta contra o golpe de Estado de 2016, na campanha pela anulação do Impeachment, na luta contra a prisão política do ex-presidente Lula e nas mobilizações pela sua libertação das masmorras de Curitiba. O JCO denunciou sistematicamente a fraude eleitoral de 2018, que tinha por objetivo permitir que a extrema-direita chegasse ao controle do Estado, sob a máscara da democracia,

Desde que Bolsonaro assumiu o governo, o jornal Causa Operária desenvolve uma intensa campanha pelo Fora Bolsonaro. Em todas as suas edições, salta aos olhos a palavra de ordem Fora Bolsonaro nas manchetes. Diferentemente da imprensa burguesa, que tenta se travestir como “neutra” e “imparcial”, mas que defende os pontos de vista e os interesses da burguesia, o jornal Causa Operária não nega sua posição política e defende abertamente os interesses da classe trabalhadora e de todos os oprimidos e explorados.

A venda do Jornal Causa Operária é uma das principais atividades da militância do Partido da Causa Operária. É possível encontrá-lo nas ruas e comprá-lo com os militantes, pela bagatela de R$ 3. Tal como o Iskra e o Pravda dos bolcheviques russos, o JCO contribui para impulsionar o movimento revolucionário no Brasil e no mundo, constituindo-se como uma arma política do conjunto dos explorados.

A imprensa operária é um elemento essencial da luta política da classe operária pela revolução socialista.

Relacionadas