Jornal Causa Operária
A atividade da imprensa do PCO segue a pleno vapor. Trazemos aqui alguns dos assuntos abordados na primeira edição do Jornal da Causa Operária neste ano.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
causa-operaria-nas-bancas-de-jornal-de-minas-gerais-2-1024x683 (1)
O Jornal da Causa Operária é um instrumento de luta política. | Foto: Reprodução

O ano de 2021 começa com uma nova edição do único jornal impresso da esquerda brasileira. Esse instrumento fundamental da luta política é um meio para a difusão de notícias e análises políticas. O JCO tem 16 páginas distribuídas em dois cadernos e além de destacar e discutir os acontecimentos importantes da atualidade traz conteúdos sobre história, marxismo e cultura.

É possível comprar o jornal em todas as atividades nas quais o PCO participa ou ainda entrando em contato com os militantes do partido para receber pelo correio.

A manchete principal dessa edição já deixa clara a política revolucionária para o ano: “Para o genocídio de 2020 não se repetir em 2021, lutar por Fora Bolsonaro e Todos os Golpistas, e por Lula Candidato”. Ao contrário dos partidos “crackeiros eleitorais”, o PCO propõe a defesa dessas pautas através de mobilizações nas ruas.

Confira alguns dos muitos assuntos abordados no primeiro Jornal Causa Operária do ano!

Universidade Marxista

A tradicional Universidade Marxista do partido já conta com mais de mil inscritos e vai abordar detalhadamente o fenômeno do stalinismo. A partir de uma série de recursos didáticos, os participantes terão a oportunidade de analisar a política da burocracia da URSS ao longo dos principais eventos do século XX.

Pandemia

As novas mutações do vírus anunciam que o desastre humano da pandemia pode se estender ainda mais. Nosso jornal discute diversos aspectos da incapacidade dos governos burgueses em proteger a população da doença.

Frente Ampla

A manobra da frente ampla já vem sendo denunciada pelo PCO há bastante tempo. Recentemente, essa frente da esquerda com a direita golpista se materializou nas eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e Rodrigo Maia já sinaliza explicitamente que a “frente ampla” pode atuar junta nas eleições de 2022. Esse problema é amplamente discutido nesta edição.

Opinião

O JCO conta com artigos de opinião de alguns militantes experientes do partido. Nesta edição, temos textos assinados por Expedito Mendonça, Renato Farac, Henrique Árias e Rafael Dantas.

Polêmica

Apesar do incômodo de muitos esquerdistas, a polêmica sempre fez parte da política marxista. Nesta edição, o JCO traz uma análise sobre o posicionamento do petista Breno Altman em relação ao apoio da esquerda ao deputado Baleia Rossi na eleição para a presidência da Câmara dos Deputados.

Um texto do senador petista Humberto Costa motivou uma análise sobre o papel desempenhado pela esquerda pequeno-burguesa carreirista nos partidos que deveriam levar adiante a luta pelos direitos da população.

Temos ainda uma discussão sobre a integração do governador maranhense Flávio Dino (PCdoB) ao Consórcio Amazônia Legal e sua aproximação ao vice-presidente, o General Hamilton Mourão (PRTB).

Antônio Eduardo “Duda” Alves de Oliveira

Um dos fundadores do PCO faleceu no último dia 27. Nesta edição do JCO prestamos uma homenagem à trajetória de luta nosso companheiro Duda.

Venezuela

Depois do autoproclamado presidente Guaidó, a oposição golpista na Venezuela decidiu autoproclamar a extensão do mandato da Assembleia Nacional derrotada nas últimas eleições.

Mobilizações ao redor do mundo

O ano termina, mas as mobilizações populares seguem em diversos países. Esta edição do JCO apresenta um panorama dos protestos na Colômbia, Peru, Índia e Inglaterra.

Cultura

Dois artigos muito especiais sobre os músicos John Coltrane e Paco de Lucía estão na página de cultura dessa edição do JCO.

Coletivos do PCO

Nosso jornal impresso apresenta ainda textos produzidos pelos coletivos do partido. O Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo apresenta uma discussão sobre a Lei Maria da Penha. O Coletivo de Negros João Cândido informa sobre a persistência dos assassinatos de negros pela polícia nos Estados Unidos e o desenvolvimento da luta política no país mais desenvolvido do capitalismo. A Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) expõe a problemática “corrida da vacina” e o apressamento do retorno das aulas presenciais.

Movimento Operário

Como não podia deixar de ser, o PCO traz notícias e análises sobre o movimento operário. A Corrente Sindical Nacional Causa Operária informa sobre a mobilização dos trabalhadores da Petrobrás na Bahia, as manobras do governo Bolsonaro para descaracterizar a Covid-19 como doença laboral e os ataques da direção bolsonarista da Caixa Econômica Federal contra seus trabalhadores. O aumento explosivo do desemprego também tem destaque nesta edição do JCO, que apresenta também um plano de lutas contra as demissões e as privatizações.

História

O novo formato do JCO tem espaço reservado para o aprofundamento teórico dos nossos leitores. Nesta edição, selecionamos alguns trechos do livro “A Revolução Traída”, onde Leon Trótski discute a questão do “socialismo em um só país”.

Marxismo

Duas contribuições do nosso querido Duda estão disponíveis nesta seção. O primeiro discute a crítica de Trótski à política stalinista do “socialismo em um só país” e o segundo discute a recém-publicada biografia de Friedrich Engels.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas