Como os capitalistas financiaram a ditadura militar e suas torturas e assassinatos

ditadura

A ditadura militar era um regime dos grandes capitalistas. O regime ditatorial repressivo era uma ferramenta da burguesia nacional e internacional para destruir o movimento dos trabalhadores e condenar a classe operária à dispersão forçada, ao amorfismo político. Essa é a essência da política da ditadura de intervenção nos sindicatos, de extermínio da esquerda nacional, da montagem do aparelho de vigilância e informação nas fábricas, da tortura institucionalizada contra militantes da esquerda, da destruição das organizações populares como a UNE e do abafamento de toda a vida política, cultural e intelectual do país.

Como um regime político a favor dos interesses dos grandes capitalistas nacionais e, sobretudo, internacionais, contou com farto financiamento destes.  A Comissão Nacional da Verdade (CNV), em seus relatórios, lista mais de 80 empresas que colaboraram com os órgãos de repressão e vigilância. Entre as listadas estão a Ford, a General Motors, Toyota, Scania, Rolls-Royce, Mercedes-Benz, Brastemp, a Telesp, Kodak, Caterpillar, Johnsons & Johnsons, Ultragaz, Camargo Correa. Os Jornais Estadão, O Globo e Folha de S. Paulo, bem como a TV Globo e a Revista Veja, veículos de imprensa controlados pelo capital internacional, também colaboravam intensamente com a ditadura. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) teve destacado papel no golpe de Estado contra João Goulart e no financiamento da Operação Bandeirantes (Oban).

O exemplo do empresário dinamarquês Boilesen, presidente do Grupo Ultra, que tinha a Ultragaz como uma de suas empresas, é característico para compreender a relação entre a repressão política e os interesses dos grandes capitalistas. Boilesen aportava recursos, convocada e articulava o apoio de empresários à ditadura.  O próprio assistia sessões de tortura ao vivo. Não há dúvidas de que os capitalistas financiaram até a medula a ditadura.

Assista o documentário Cidadão Boilesen que aborda o papel dos capitalistas no financiamento da repressão política: https://www.youtube.com/watch?v=Pp0jYedMItQ