Comitê Lula Livre realiza plenária: fortalecer a luta pela liberdade de Lula e derrotar o Golpe

plenária comite capa

Nessa quarta-feira, dia 5, o Comitê Suprapartidário Lula Livre do bairro Cidade Baixa realizou uma plenária com o intuito de discutir o atual cenário político e retomar as atividades da campanha pela libertação do ex-presidente Lula. O Comitê foi fundado em abril deste ano e desde sua fundação vem sendo uma das principais ferramentas de agitação e propaganda em torna da liberdade de Lula e de todos os presos políticos, realizando atividades de rua de forma regular e permanente no bairro Cidade Baixa, próximo ao centro de Porto Alegre.

A plenária contou com a presença de aproximadamente 50 militantes dispostos a retomar as atividades do comitê que ficaram um pouco prejudicadas durante o período eleitoral, principalmente devido à confusão política que este período difundiu entre a militância de esquerda. Além dos membros do próprio comitê também estiveram presentes membros de outros três comitês da cidade (Comitê centro, Comitê de juristas pela democracia, Comitê de servidores do judiciário) e representantes de partidos políticos de esquerda que atuam junto do comitê (PT, PCdoB e PCO). Outras organizações também foram convidadas a participar da reunião, mas não tiveram interesse em construir a atividade (PSol, PCB, PDT, etc.).

A plenária discutiu a caracterização política do futuro governo Bolsonaro e destacou que o combate ao avanço da extrema direita e aos futuros ataques da política neoliberal são o motor da atuação dos comitês. O destaque da luta pela libertação de Lula não diminui de forma alguma a importância de conectar esta campanha com a luta geral contra o Golpe de Estado no Brasil e a necessidade de fortalecer os comitês e criar um numero cada vez maior de comitês novos em todos os bairros e locais de trabalho e estudo.

As discussões da plenária deram origem à um calendário de trabalho do comitê que inclui a retomada das tradicionais atividades do comitês nas terças e no domingo, mas que também inclui novas atividades tais como a participação do comitê na plenária estadual aberta de luta contra o Golpe e o fascismo no próximo dia 16 de dezembro, em Porto Alegre. O comitês Lula Livre da Cidade Baixa vem se destacando no trabalho de agitação permanente e regular pela liberdade do ex-presidente Lula e é um exemplo para a organização de outros comitês na cidade para travar o combate necessário ao Golpe de Estado ao avanço da extrema direita no país.

Para entrar em contato com o comitê, ficar por dentro de seu calendário e conhecer sua organização entre contato pela página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/lulalivrepelademocracia/