Siga o DCO nas redes sociais

Até o dia 25
Começa sexta (17) o curso mais completo sobre como combater o fascismo
Curso da 45ª Universidade de Férias unirá a compreensão teórica do fascismo a uma perspectiva prática sobre como combater os fascistas
rui
Até o dia 25
Começa sexta (17) o curso mais completo sobre como combater o fascismo
Curso da 45ª Universidade de Férias unirá a compreensão teórica do fascismo a uma perspectiva prática sobre como combater os fascistas
Rui Costa Pimenta ministrará as aulas do curso. Foto: Diário Causa Operária
rui
Rui Costa Pimenta ministrará as aulas do curso. Foto: Diário Causa Operária

Está chegando a hora. Sexta-feira (17) começa o curso Fascismo: o que é e como combatê-lo? Parte 2, atividade da 45ª Universidade de Férias do PCO e da Aliança da Juventude Revolucionária. O curso será a continuação do que foi apresentado em janeiro de 2019 pela 43ª Universidade de Férias, em que foi analisado o fenômeno do fascismo nos países centrais do imperialismo europeu: Alemanha, Itália, França e Inglaterra. Agora, na continuação, as exposições tratarão do fascismo no Brasil, Japão, Áustria, Espanha e Portugal.

 

Palestrante

As aulas serão ministradas pelo presidente do PCO, companheiro Rui Costa Pimenta, que apresentará o tema a partir de uma perspectiva marxista e revolucionária. Os cursos do PCO sempre têm um sentido prático, relacionado às lutas políticas em curso atualmente. O crescimento do fascismo em todo o mundo é visível neste momento. O curso ajuda a identificar o fenômeno com base nos acontecimentos do passado. E, principalmente, a se preparar para agir diante de fenômenos parecidos que estão se repetindo hoje.

Ou seja, trata-se de uma perspectiva prática diante da realidade concreta que está colocada diante dos trabalhadores. A compreensão teórica sobre o fascismo apresentada no curso visa a preparação para combater o fascismo na prática, unindo teoria e prática na formação da militância, em que o curso serve como uma etapa da luta contra o fascismo no Brasil.

Para isso será analisado, caso a caso, como o fascismo foi derrotado nesses países, por quais políticas, ou como ele acabou derrotando movimentos revolucionários, impondo a contrarrevolução. A partir desses acontecimentos, observando-se a lógica interna do desenvolvimento político na história desses países, o curso irá extrair as conclusões pertinentes para que os militantes saibam como devem agir diante do fascismo.

 

Inscreva-se

Para se inscrever já no curso, basta entrar no sítio https://www.universidademarxista.com.br. O curso também poderá ser acompanhado pelos assinantes do sítio da Universidade Marxista por um grande acervo de verbetes enciclopédicos relativos a personagens e acontecimentos, gráficos, cronologias, imagens, vídeos, filmes, mapas etc. Um grande material relativo ao tema estará disponível na Universidade Marxista enquanto o curso é realizado, enriquecendo a formação de quem estiver acompanhando as aulas com uma série de informações pertinentes.

Não perca a Universidade de Férias. É entre os dias 17 e 25. Inscreva-se, participe da maior e mais tradicional atividade de formação política da esquerda nacional.