Siga o DCO nas redes sociais

Começa quarta em SP! Exposição inédita de importante artista para o modernismo brasileiro, Paul Klee
klee
Começa quarta em SP! Exposição inédita de importante artista para o modernismo brasileiro, Paul Klee
klee

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a partir da próxima quarta-feira (13) a temporada brasileira da exposição “Paul Klee – Equilíbrio instável”. Serão expostas mais de 100 peças do pintor e poeta modernista de nacionalidade alemã, porém nascido na Suíça, onde passou a infância e parte da adolescência. É a primeira vez que a América Latina recebe uma exposição com este número de obras do artista.

Klee (Münchenbuchsee, 18 de dezembro de 1879 — Muralto, 29 de junho de 1940) foi associado a diversas escolas artísticas, como expressionismo, cubismo, futurismo, surrealismo e abstracionismo, porém permaneceu de difícil classificação, não se filiando completamente a nenhuma, influenciou todas, devido a originalidade e experimentalismo. Paul Klee foi grande desenhista e desenvolveu domínio sobre a teoria das cores e tonalidades, o artista foi instrutor de cores da prestigiosa escola alemã de vanguarda Bauhaus. Desde o início do movimento nazista sua arte foi considerada “degenerada” pelo caráter inovador revolucionários nas artes plásticas, rompendo com a arte pictórica e explorando em sua obra as emoções e as profundezas da mente humana.

Klee morreu na Suíça em 1940, deixou um acervo de cerca de 9.000 obras . Em 2005 foi inaugurado na Suíça um museu dedicado ao artista, o Zentrum Paul Klee que abriga 4.000 obras, outra parte substancial da obra de Klee encontra-se em exposição no Museu de Arte Moderna de São Francisco, nos Estados Unidos.

A exposição ainda viaja para Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

CCBB – São Paulo: de 13 de fevereiro a 29 de abril

CCBB – Rio de Janeiro: de 15 de Maio a 12 de agosto

CCBB – Belo Horizonte: 28 de agosto a 18 de novembro

Entrada gratuita