Começa o 57º Congresso da UNE

juventude-UNE-democracia-manifesta----o-Foto-UNE-2

Começou ontem (10), a 57ª edição do Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O evento, que deve reunir milhares de estudantes ao longo da semana em Brasília (DF), terá duração até o domingo seguinte (14). Segundo a organização do Conune, mais de 90% das universidades brasileiras estarão representadas por meio de seus delegados.

Dentro da programação do Conune, estão incluídos debates, grupos de trabalho, atos políticos e atividades culturais. Além disso, será eleita a nova diretoria da UNE, cujo mandato tem duração de dois anos.

No primeiro dia de Conune, houve apenas a realização do credenciamento e da abertura oficial do evento. Com início às 19h, a abertura contou com a exibição do filme Praia do Flamengo, 132 e com uma discussão com Carina Vitral (ex-presidenta da UNE), Moara Correa Saboia (Vice-Presidenta da UNE), Jessy Dayane Silva Santos (Secretária Geral da UNE), Vandré Fernandes (Diretor do filme), Aldo Arantes (Advogado e Ex-Presidente da UNE), Macaé Maria Evaristo dos Santos (Secretária de Educação de Minas Gerais) e Paulo Lamac (Vice-Prefeito de Belo Horizonte).

Os militantes da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) participarão do evento até o último dia. Diante da crise do regime político, os militantes da AJR estão defendendo uma proposta de luta real, que organize os estudantes na luta contra o governo Bolsonaro e leve adiante a luta pela liberdade de Lula.