Começa neste domingo rodada nacional de debates sobre a situação política e o golpe

comeca neste domingo rodada nacional de debates sobre a situacao politica e o golpe

O Partido da Causa Operária estará iniciando, a partir deste próximo domingo, dia 08 de abril, um ciclo de debates sobre a situação política nacional e o golpe de estado.

O evento ocorrerá em capitais e cidades de vários estados do país, onde ocorrerão também logo após o debate, um almoço, seguido de atividades culturais.

O momento vivenciado pelo país exige que os trabalhadores, os movimentos populares, operário e estudantil, de negros e mulheres tenham uma compreensão clara e acabada do que de fato aconteceu e vem acontecendo no país, marcado pelo acirramento cada vez maior da luta de classes.

O desenvolvimento do golpe de estado entrou definitivamente em sua fase mais aguda, onde estão claramente delineadas as verdadeiras intenções da direita, da burguesia e do imperialismo, que não é outra coisa senão estrangular o movimento de massas e a reação dos explorados ao golpe.

A intervenção militar no Rio de Janeiro, o assassinato da vereadora Marielle Franco, a investida dos fascistas contra a caravana de Lula, as ameaças dos generais e a recente decisão do STF em não conceder o habeas corpus ao ex-presidente, revelam, de forma clara e inequívoca, a ofensiva da extrema-direita para controlar o regime político, com a conivência e a participação cada vez mais direta das forças armadas.

Portanto, somente a partir de uma compreensão clara e precisa dos aspectos fundamentais da conjuntura política, vale dizer de um ponto de vista do marxismo e da luta de classes é possível formular um programa e uma estratégia para enfrentar os golpistas e a extrema-direita fascista, que se colocam neste momento como uma grave ameaça não só ao país, mas em particular e sobretudo aos trabalhadores e suas organizações de luta.