HAMBURGUER CE1920
SHARE
Anterior
Próximo

Formação política

Começa na próxima terça o curso sobre o stalinismo, inscreva-se!

Curso acontece na próxima terça-feira, ainda da tempo de se inscrever!

Tempo de Leitura: 3 Minutos

Da esquerda para a direita: Stálin (URSS), Roosevelt (EUA), Churchill (Reino Unido) – Foto: Reprodução

Publicidade

Na próxima terça-feira, 05 de janeiro, começa o curso da Universidade Marxista “O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”. Com 1.000 participantes confirmados e mais de 600 inscritos, o curso se propõe a realizar uma análise marxista sobre o fenômeno político e social do Stalinismo, desde seu surgimento, passando por uma análise da burocracia soviética e de seu papel na antiga URSS, até o papel de sua influência sobre os partidos comunistas de diversos países, que, por diversas vezes, levou à derrota da classe operária.

Os cursos da Universidade Marxista são organizados pelo Partido da Causa Operária (PCO) desde 1998 e são realizados em um local aberto que também proporciona momentos de lazer aos participantes, ocorrendo geralmente no interior de São Paulo. O evento, realizado a cada seis meses, é feito em parceria com a Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), a juventude do PCO, e é conhecido como Universidade de Férias, reunindo militantes e simpatizantes do partido de todo país.

Entretanto, devido à pandemia do coronavírus, as aulas da Universidade serão realizadas pela internet, nas terças e quintas-feiras à noite durante os meses de janeiro e fevereiro de 2021, tendo como valor simbólico a quantia de R$100,00, com direita ao acesso às aulas e aos materiais preparados como verbetes da Enciclopédia Marxista, livros na Biblioteca Socialista e textos traduzidos.

“O que foi o Stalinismo, uma análise marxista”, será ministrado pelo companheiro e presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, que possui mais de 40 anos de militância revolucionária e é considerado um dos mais destacados intelectuais marxistas do Brasil. Ao longo destes dois meses serão mais de 40 horas de curso, organizadas em 16 exposições e que contará com a emissão de um certificado aos participantes.

Além da importância histórica e teórica, o curso apresenta uma relevância no presente uma vez que diversas discussões sobre o problema do Stalinismo permeiam os debates da esquerda pequeno-burguesa brasileira. Essas discussões vão no sentido de mitificação da figura de Stálin, formando um certo tipo de idolatria a sua figura, além de mentiras sobre sua trajetória e mascaramento de suas ações e de seu caráter parasita para o movimento operário mundial da época. O curso em si é uma grande análise do século XX, dos conflitos de classe, da crise do capitalismo e das ações da burguesia perante a revolta da classe operária.

Entre os tópicos abordados no curso — veja a programação no final da matéria — serão abordados temas como a condução política de Josef Stálin na URSS pós Revolução, a morte de Vladimir Lenin, a quantidade de entraves criados pela burocracia soviética contra os trabalhadores no século XX, as decisões tomadas durante, antes e depois de grandes conflitos, como a 2º Guerra Mundial e a Guerra Fria, as perseguições cometidas contra seus adversários políticos, seus inúmeros acordos estabelecidos com as forças imperialistas, etc.

Sem apelar para a linguagem universitária de uma esquerda pequeno-burguesa que não hesita em usar jargões contra o povo como “burro” ou “pobre de direita”, o curso é feito para todos entendam o assunto de maneira clara, porém profunda e rica em materiais teóricos proporcionados para os inscritos, como textos ineditamente traduzidos para nossa língua, verbetes, imagens e vídeos que ajudam na compreensão do tema.  

A formação teórica proporcionada pelo curso é de importância extrema para a formação não só dos militantes do PCO, mas também para todos os interessados em entender o que de fato foi o stalinismo numa aula que vai na contramão de toda a propaganda tanto stalinista, de veneração da figura de Stálin e de capitulação diante da burguesia, quanto imperialista, de demonização do primeiro Estado operário do mundo. 

Inscreva-se no curso sobre o stalinismo!

Faça sua inscrição em: universidademarxista.pco.org.br

Acesse nossas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/Universidade-Marxista

Instagram: https://www.instagram.com/universidademarxista/

Twitter: https://twitter.com/UMarxista

Ou entre em contato conosco! 

(11) 99741-0436

Assista o trailer do curso:

 

Programação completa da 46° Universidade de Férias do PCO

1° Parte – 1924 – 1933

  1. Introdução – Stalin até a tomada do poder
  2. Burocracia, a URSS
  3. A primeira etapa
    1.  na URSS
    2. na III Internacional
  4. A luta interna
    1. Revolução permanente
    2. Industrialização
    3. Socialismo em um só país
  5. A revolução chinesa
  6. A segunda etapa
  7. Processos de Moscou
  8. A coletivização forçada
  9. O terceiro período

2° Parte – 1934 – 1948

  1. As frentes populares
    1. França
    2. Espanha
  2. Pacto com Hitler e a invasão da URSS
  3. A guerra e a derrota do nazismo
    1.  o expurgo no exército
  4. O pacto contrarrevolucionário com o imperialismo
    1. Itália, França e Grécia
    2. Ialta
    3. A democracia
    4. O leste europeu
    5. A divisão da Alemanha
  5. Plano Marshall e leste europeu

3° Parte – 1948 – 1991

  1. Terror no Leste: os processos de praga
  2. A revolução chinesa e a revolução mundial
    1. As revoluções stalinistas
  3. A guerra fria, a coexistência pacífica
  4. Morte de Stalin, Krushov
  5. Crise no Leste (53-56)
  6. Brezhnev
  7. 1968
  8. Crise mundial, Afeganistão, começo do fim
  9. Polônia, Gorbachov e a restauração
  10. Colapso da URSS
  11. Stalinismo e a cultura
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Populares na Rede
[wpp range="last24h" limit="3"]
NA COTV

"Fora Bolsonaro": debate entre Rui Costa Pimenta e Breno Altman - Universidade Marxista nº 408

81 Visualizações 33 minutos Atrás

Watch Now

Send this to a friend