Siga o DCO nas redes sociais

45ª Edição
Começa hoje a Universidade de Férias do PCO: como combater o fascismo
Escola de formação dos setores mais avançados na luta contra a burguesia, é o espaço ideal para instrumentalizar teórica e politicamente os militantes contra a extrema-direita
43 Universidade de Férias
45ª Edição
Começa hoje a Universidade de Férias do PCO: como combater o fascismo
Escola de formação dos setores mais avançados na luta contra a burguesia, é o espaço ideal para instrumentalizar teórica e politicamente os militantes contra a extrema-direita
43ª Universidade de Férias: fascismo o que é e como combatê-lo parte I: Arquivo DCO 2019
43 Universidade de Férias
43ª Universidade de Férias: fascismo o que é e como combatê-lo parte I: Arquivo DCO 2019

O governo Bolsonaro, apesar de uma extensão do governo golpista de Temer, é uma composição de extrema-direita, com diversas características fascistas e com aspirações declaradas a uma ditadura militar.

Nestes quatro anos de golpe de Estado e de acirramento da luta de classes no Brasil, o país viu novamente, depois de muitas décadas, a ascensão da extrema-direita e sua chegada ao poder.

Foi assim que o bolsonarismo se tornou a principal expressão da pequena burguesia desesperada com a crise. Impôs-se inclusive dentro da própria burguesia golpista, superando o PSDB (direita tradicional) e unificando o bloco golpista para a eleição fraudulenta de Bolsonaro.

Este fenômeno brasileiro nada mais é que uma expressão do acirramento da luta de classes a nível mundial, decorrente da crise terminal do regime capitalista e ameaça todos os brasileiros com a escalada direitista e o endurecimento do regime rumo à destruição das organizações de luta dos trabalhadores. Daí a necessidade dos militantes e ativistas da luta contra o golpe participarem de um curso de formação marxista, dado pelo Partido da Causa Operária (PCO), o partido da luta contra o golpe.

Como é a atividade?

Promovida há 22 anos pelo PCO e por sua juventude, o curso fornece em pouco tempo um conhecimento abrangente de teoria marxista e história do movimento operário, permitindo que os participantes aprendam em semanas o que não aprenderiam em anos de faculdade. Isso tudo numa linguagem simples e acessível do operário ao professor universitário.

O PCO e Aliança da Juventude Revolucionária (AJR, a juventude do PCO) realizam a universidade de férias desde 1998, duas vezes por ano. Já foram realizadas 44 atividades, por onde já passaram mais de três mil pessoas.

Nestas quase 50 edições, já foram promovidos cursos de introdução ao Capital, de Karl Marx; história do Brasil, de um ponto de vista marxista, diferente de tudo que aprendemos na escola e nos livros de história; analisamos a Revolução russa, a Revolução cubana e diversas outras, que são sistematicamente ocultadas pelos meios oficiais de ensino e pela imprensa capitalista; já analisamos o fenômeno do fascismo e do nazismo, revelando sua verdadeira essência, além da vida e obra de diversas figuras importantes do marxismo, tratando dos mais diversos temas políticos e históricos da maior importância para os socialistas e ativistas do movimento operário.

Além do curso, lá você terá uma experiência de convivência socialista. Com atividades todas feitas coletivamente, da montagem da estrutura, refeições, dos grupos de estudo as atividades de lazer. Todos uma função produtiva na organização da atividade. Isto permite encontrar pessoas de vários locais do país, trocar experiências, discutir política e assuntos diversificados, fortalecer os laços com entre os integrantes do partido e do movimento da luta contra o golpe a nível nacional. Pessoas que nos ambientes conservadores normais (família, escola, trabalho) não se encontrariam, mas na universidade de férias reunem-se no propósito de lutar por uma nova sociedade.

Atividade sem par em toda a esquerda nacional, pela sua organização, e em especial, por seu conteúdo, a universidade de férias é uma escola de formação dos setores mais avançados na luta contra a burguesia, o espaço ideal para instrumentalizar teórica e politicamente os militantes contra a extrema-direita.