Ao vivo na COTV
Todo sábado, Rui Costa Pimenta analisa os fatos políticos mais importantes do Brasil e do mundo. A situação grave de cerceamento à liberdades individuais nos EUA é o tema principal
analisepolitica
Análise Política da Semana, o mais tradicional programa da COTV | Análise Política
analisepolitica
Análise Política da Semana, o mais tradicional programa da COTV | Análise Política

O programa Análise Política, transmitido todos os sábados pela COTV, é um dos mais tradicionais da imprensa independente e de esquerda. Neste sábado (16/01), o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, comenta, principalmente, a crise política nos Estados Unidos com a eleição de Joe Biden.

No trecho do programa Live das 5 do DCM (vide abaixo), da última quinta-feira (14), o companheiro Rui comentou sobre a gravidade do que tem acontecido nos Estados Unidos e, ao contrário do pensamento majoritário da esquerda, o grande problema da situação é a reação do imperialismo às acusações de fraude eleitoral feitas por Donald Trump. Uma nova Lei Patriota contra um “terrorismo doméstico” é a mais nova ameaça desses “democratas anti-fascistas” contra a população norte-americana.

Resumindo a questão, Rui arremata: “Invocar o autoritarismo do estado é uma política suicida”.

Também sobre o mesmo tema, desta vez no programa de Análise Política da TV 247 da última terça-feira (12), Rui explicou o problema do aumento da repressão por parte do estado, mesmo que contra a extrema-direita. É historicamente comprovado que a direita, após perseguir a extrema-direita irá fazer ainda pior com a esquerda, os movimentos sociais, a classe trabalhadora e a população em geral. O trecho da explicação você confere abaixo.

Na última Análise Política ocorrida no sábado (09/01), Rui já havia comentado o assunto da censura nas redes sociais:

E explicou, ainda, a questão da Frente Ampla com a direita, apoiada por um setor importante da esquerda, exemplificando o que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial:

Rui deixou claro que foi a direita ligada a Joe Biden que aprovou a Lei Antiterrorista. A desculpa da “guerra ao terror” serviu de justificativa para impor uma perseguição sem igual às liberdades individuais e direitos democráticos da população:

Um tema que ocupará um bom tempo na Análise Política será a situação trágica da saúde pública em Manaus. O estado vive uma crise em que pacientes morreram por falta de oxigênio nos hospitais. A farsa do combate à pandemia pelos governos é um tema recorrente das análises do presidente do PCO e será novamente analisado neste sábado.

Um tema que deverá surgir na Análise Política deste sábado é o apoio da esquerda à direita no Congresso. No trecho abaixo você confere um pouco do que foi falado sobre o tema na Live das 5 do DCM da última quinta-feira:

A destruição capitalista dos meios de produção, ocasionada pela crise terminal de super-produção, é demonstrada na saída recente da Ford do país. Este assunto foi tema da última terça-feira, veja um trecho do que foi falado na Análise da TV 247:

Enfim, o programa deste sábado é uma importante fonte de conhecimento da atual situação política. O conhecimento dos fatos concretos e dinâmicos da situação política é fundamental para a luta da classe trabalhadora pelos seus interesses. As satisfações das necessidade populares somente serão alcançadas com a organização do povo para a luta. Para tanto, é necessário que uma parcela da classe trabalhadora esteja devidamente orientada quanto à conjuntura, a relação de forças e aquilo que precisa ser feito para acontecerem as vitórias.

A Análise Política da Semana é um dos meios para armar o povo com conhecimento para a luta no dia a dia. Não perca o programa de hoje e reveja os programas anteriores na COTV!

 

Relacionadas
Send this to a friend