Cortes do governo

Com cortes do governo, indígenas combatem fogo com latas d’água

Golpistas pretendem aumentar os incêndios nas florestas brasileiras

O governo golpista de Jair Bolsonaro, do PSL, leva adiante a sua política de guerra e destruição contra todos os setores da população. No caso dos povos indígenas, o governo golpista cortou cerca de 38% das verbas destinadas ao Programa de Prevenção de Incêndios, o PrevFogo, o equivale a R$ 17,5 milhões. Com o corte no investimento, houve uma redução no número de brigadas de combate ao fogo.

A situação acaba chegando a níveis extremos, como o que aconteceu com o povo Myky, pertencentes à aldeia Japuíra, na terra indígena Menku, em Brasnorte, no Mato Grosso, na última sexta-feira, 30.

Um incêndio na aldeia quase destruiu todas as casas. Na aldeia moram cerca de 126 pessoas. Os indígenas foram obrigados a improvisar para conter o fogo que se alastrou pelas casas. O incêndio teve que ser controlado por por meio da utilização de latas com água, devido a falta de equipamentos adequados.

O caso demonstra que o ataque aos povos indígenas é amplo e atinge várias frentes. Além do aumento da violência contra os índios nas aldeias, o governo golpista ainda reduz o dinheiro destinado às comunidades, o que leva a situações como estas.

A única forma de colocar um fim a esta ofensiva é por meio da mobilização popular contra o governo ilegítimo de Jair Bolsonaro. É preciso levantar a palavra de ordem de Fora Bolsonaro!

Gostou do artigo? Faça uma doação!