Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit

Na edição de ontem do programa Colunistas ao vivo, o companheiro Henrique Áreas abordou como tema o carnaval com o surpreendente desempenho da Paraíso do Tuiuti, e a luta contra o golpe.

“Boa tarde. Eu sou Henrique Áreas e esse é mais um programa Colunistas ao vivo da causa operária TV. Bom, na semana passada a gente falou um pouco sobre o carnaval, mais precisamente, sobre o desfile da Tuiuti. Nesse final de semana se encerrou o carnaval. Em primeiro lugar gostaria de ressaltar que esse carnaval mostrou a imensa impopularidade da direita golpista, conforme já havíamos falado, e foi um enorme palco de protestos em todo o país.

Em segundo lugar, gostaria de parabenizar a escola de samba Paraíso do Tuiuti, que mesmo sendo considerada uma escola pequena perto de outras grandes escolas, ficou em segundo lugar, perdendo para a primeira colocada por apenas um décimo. Décimo que aliás colocou a Tuiuti como a grande campeã do carnaval em 2018, e isso eu vou explicar o porque. Bom a grande campeã a Beija-Flor como já dissemos isso aqui em outras ocasiões, realizou um desfile que era na verdade uma peça de propaganda dirietista. Não apenas uma defesa do golpe, mas uma defesa de políticas mais reacionárias.

Colocando por exemplo a polícia como grande vítima, como ainda cometeu o sacrilégio de colocar uma representação da Pietá de Michelangelo, em que, uma mãe segura o corpo de seu filho, um morto um PM. A Beija-Flor fez um “verdadeiro coxinhato” em seu desfile, colocando ali na avenida elementos que agradam a direita coxinha, como a defesa á repressão. O desfile da Beija-Flor parecia mais aquelas selfies dos coxinhas tiravam com a PM, quando faziam manifestações contra o governo Dilma Rousseff, momento esse, em que eles estavam menos escondidos.

O enredo foi claramente encomendado para fazer campanha do golpe. A direita golpista já prevendo que haveria muitos protestos, encomendaram esse desfile da Beija-Flor. Lembrando que, outras escolas também fizeram os seus protestos contra a direita golpista, como foi o caso da Estação primeira de Mangueira, que protestou contra a censura que o carnaval sofreu por parte dessa mesma direita golpista, atacando muito o prefeito do Rio de janeiro Marcelo Crivella, e contra a direita que procura cercear e censurar o direito da população de curtir o carnaval. Então, a direita golpista encomendou esse desfile da Beija-Flor como forma de evitar um protesto generalizado contra o golpe.

E isso ficou ainda mais claro na tentativa de relacionar os 100 anos do romance de Frankstein com a visão da direita sobre política, ou seja, uma tremenda forsação de barra mesmo. Uma enorme peça publicitária mesmo. Como bem definiu o companheiro Rui Costa Pimenta era muita propaganda e pouco carnaval. Bem diferente da Paraíso do Tuiuti que fez um belíssimo desfile aonde falou sobre a escravidão e relacionou a escravidão de ontem e de hoje. Nesse sentido, o desfile da Beija-Flor que se sagrou campeã com as bençãos da rede globo e da direita golpista, antecipou tudo aquilo que Michel Temer fez logo depois. A Beija-Flor que não apenas fez um coxinhato, como ainda fez propaganda da intervenção militar, preparando o terreno e o clima para que Michel Temer enviasse tropas do exército para o Rio de Janeiro.

E isso é nítido e explícito, vendo a situação por uma perspectiva que foi claramente uma peça de propaganda o desfile da Beija-Flor, o que é uma vergonha para a escola uma vez que o carnaval deveria ser usado para defender os interesses do povo negro e pobre. Ma essa não foi a única vergonha da Beija-Flor, pois essa não foi a primeira vez que a escola estreitou os seus laços com a direita. Nos anos 70, a escola ficou conhecida por homenagear a ditadura militar, como nos carnavais de 73, 74 e 75, em que a escola exaltava os feitos dos militares.

O caso mais escandaloso talvez tenha sido o do carnaval de 1975, em que a escola homenageou o decênio do golpe militar de 1964. Em outras palavras, enquanto a ditadura, reprimia, sequestrava, torturava e matava quem se colocava contra o regime, a Beija-Flor era usada como peça de propaganda. Parece que as coisas não mudaram muito hoje em dia. Ficava muito claro, como naquele momento, que a Beija-Flor foi usada como peça de propaganda pela direita golpista e pelos militares. Militares esses que vão reprimir ainda mais a população das favelas do Rio de Janeiro.

Isso mostra que a direita golpista tem a necessidade de ter uma escola de samba para fazer propaganda do golpe e da intervenção militar. Mostra também o tamanho da impopularidade da direita golpista. Por outro lado, isso mostra também que mesmo com todo o monopólio dos meios de comunicação, os golpistas precisaram comprar um desfile de uma escola de samba para fazer a sua propaganda. Algo totalmente artificial como foram os coxinhatos, a luta contra a corrupção e o suposto apoio da população a uma intervenção militar.

Porque o povo nas ruas e as manifestações populares representam um enorme perigo a direita golpista. O povo nas ruas sempre representam um perigo contra a burguesia e por isso que o carnaval representa um enorme perigo a direita golpista. Por isso que a burguesia quer tirar o povo das ruas. O carnaval é do povo e um momento de livre expressar por parte do povo. Esse carnaval deixou isso bem claro, o é o povo na rua, quando se expressam de maneira espontânea, como nesse carnaval, aonde protestaram contra a direita golpista. Bom é isso. Fiquem ligados na programação da causa operária TV no Youtube e até a próxima semana com mais um Colunistas ao vivo do dia.”

Se inscreva em nosso canal da causa operária TV no Youtube e faça parte dos já mais de 18 mil inscritos que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e faça frente ao monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista que há décadas domina os meios de comunicação do Brasil. E contribua também com a nossa Vakinha on line com o quanto puder e o quanto quiser.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Relacionadas