Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Colunistas da COTV: “A iminente prisão de Lula e a intervenção militar” por Henrique Áreas

Não perca os colunistas da Causa Operária TV no Youtube, diariamente às 12 horas. Ontem, o colunista foi o companheiro Henrique Áreas, que tratou do tema “A iminente prisão de Lula e a intervenção militar”:

Colunistas da COTV: "A iminente prisão de Lula e a intervenção militar" por Henrique Áreas

“Olá, Boa tarde. Está começando mais um colunistas ao vivo da causa Operária TV.

Bom, como vocês viram aí na descrição do vídeo,  hoje eu gostaria de falar um pouco sobre a relação entre a iminente prisão do Lula com a presença dos militares nas ruas do Rio de Janeiro e assim como também a presença cada vez maior dos militares dentro do governo golpista.

Bom, como vocês sabem o judiciário já deu mostras aí mais do que suficientes de que juízes estão decididos a prender o Lula. Não deveria mais haver dúvidas sobre isso, né. Desde a primeira instância com Sérgio Moro, passando pelos desembargadores do TRF-4,  a negação do habeas corpus pelo STJ e agora proximamente marcado para o dia 26 o julgamento do recurso da Defesa do Lula no TRF-4, tudo isso e também as declarações da Carmen Lúcia não querendo colocar em votação a questão da prisão em segunda instância no plenário do STF, isso daí mostra que a decisão é de colocar o Lula na cadeia. Não deveria haver dúvidas sobre isso.

Mas a gente deveria explicar que o objetivo disso daí não é simplesmente prender o Lula, mas estabelecer a partir da prisão do Lula toda uma perseguição política contra os movimentos sociais e populares, organizações de esquerda, e por isso também a prisão do Lula não pode ser encarada apenas como problema eleitoral. É claro que é eleição também tá na conta dos golpistas. Eles sabem que numa eleição normal, que eu nem diria democrática, porque no Brasil a eleição já não é normalmente democrática, mas numa eleição normal o Lula ganharia com facilidade, inclusive muito provavelmente ainda no próprio primeiro turno da eleição. Isso daí para os golpistas seria um horror.

Mas o problema da eleição não é todo o problema, e a questão do Lula não se encerra e não está muito longe de se encerra aí. A perseguição, como eu falei, abre caminho para a perseguição generalizada contra toda a esquerda e contra os movimentos sociais. A direita ela não tem popularidade nenhuma. A direita é pró-imperialista com seus planos de ataques aos direitos dos trabalhadores, aos direitos de toda a população, à destruição da economia nacional e entregando tudo todos os capitalistas internacionais para o imperialismo. Esse programa da direita, ele é totalmente em impopular e já está mais do que provado. Por isso, inclusive, eles não conseguem ganhar uma eleição normal e por isso também é toda essa crise do próprio golpe, dos golpistas, né, que não conseguem impor de maneira acabada todas essas medidas. Esse problema; essa rejeição às medidas dos golpistas acaba se expressando de uma maneira mais organizada e política na própria figura do Lula. O Lula se apresenta de maneira distorcida ou não, como a gente já falou, como a negação de todas essas medidas, desses planos que os golpistas têm para o país, né. E esses planos justamente em determinado momento eles vão enfrentar uma resistência da classe operária dos Trabalhadores de uma maneira muito enérgica. A gente não sabe logicamente em que momento que a classe operária vai sair às ruas para enfrentar esses planos, mas o fato aqui cedo ou tarde isso vai acontecer, né. A presença do Lula e toda a questão da prisão do Lula passa também por essa reação por que na medida em que o judiciário, a Polícia Federal, e os golpistas conseguem prender o Lula, eles estão tentando sufocar também uma expressão mais ou menos organizada dessa reação às medidas impopulares, e é aí que entra o problema dos militares.

O regime político tá cada vez mais fechado; cada vez mais ditatorial para que sejam impostas essas medidas à força pelos golpistas. Os militares estão nas ruas do Rio de Janeiro, e a cada dia que passa vai ficar mais claro para a maioria da população que eles estão lá por uma questão meramente política. A questão da segurança é uma farsa que eles mal conseguiram disfarçar para justificar a presença dos Militares do Rio de Janeiro, e as declarações dos Generais no sentido de defender a ditadura militar de 64 e defender licença para matar e defender que não deve ter Comissão da Verdade, uma série de declarações mostram que a presença dos militares no Rio de Janeiro é uma questão política, e como ele já disseram um laboratório para o golpe militar no país todo. E esse golpe militar, o problema Central dele é justamente impedir, sufocar e reprimir uma manifestação que possa acontecer em primeiro lugar contra a própria prisão do Lula e em segundo lugar, mas não menos importante, a própria reação às medidas dos golpistas que a própria prisão do Lula pode gerar.

Os militares, os golpistas, né, no caso já estão decididos a implementar uma ditadura no país se for se for necessário; se eles sentirem em que a coisa saiu do controle. Portanto, a relação entre a prisão do Lula e presença dos militares é uma relação totalmente direta. Os militares estão nas ruas do Rio de Janeiro para servir como um laboratório para reprimir qualquer reação que possa acontecer contra prisão do Lula e contra as medidas que os golpistas querem impor. Por isso a melhor saída, a única saída, que os movimentos sociais, movimentos populares, partidos de esquerda, a CUT, e a frente Brasil Popular podem encontrar é mobilizar amplamente os trabalhadores, porque não adianta uma simples mobilização eleitoral; não adianta uma simples mobilização de rua no sentido mais como tem sido feito que é uma mobilização, apesar de ser importante, mas a mobilização também em grande medida eleitoral onde se faz a ali determinados discursos e chama o pessoal a defender o Lula de um ponto de vista mais institucional, é preciso uma mobilização real de fato que chame os trabalhadores nas fábricas e nos bairros populares mostrando o que significa exatamente a prisão do Lula, o que eles querem fazer ao prender o Lula e quais são os direitos e as arbitrariedades estão sendo feitas e que isso daí Vai resultar num ataque brutal a todos os direitos da população e a todas as riquezas nacionais.

Então sem uma mobilização real os militares vão ter facilidade de reprimir. A única saída é uma mobilização massiva da classe operária que intimide todos os golpistas e todos os militares porque uma mobilização massiva não é possível dizer reprimir de um ponto de vista quantitativo porque a gente sabe que a classe operária uma vez mobilizada; uma vez colocada em movimento ela não é possível de ser enfrentada por qualquer força golpista da burguesia. Então é importante deixar bem claro que é necessário sair às ruas para impedir com o objetivo de impedir de fato a prisão do Lula, cercar e preparar no caso de Lula da condenação e prisão do Lula ser decidida; estar preparados para cercar e impedir de levar ele preso, ou seja, uma mobilização que tem um objetivo Claro; objetivo prático de impedir a prisão do Lula.

Bom, antes de terminar gostaria de dizer que, ontem a noite, a vereadora do PSOL, Marielle Franco, foi assassinada – na verdade foi executada – com todas as características e toda a aparência de uma execução policial. Ela estava denunciando as arbitrariedades da polícia nos morros cariocas, fazia parte também de uma comissão que ia controlar e investigar a intervenção Militar no Rio de Janeiro, né. Então isso daí é mais um sinal para esquerda e para os movimentos populares de como a direita, que levantou a cabeça com golpe militar e que está sendo impulsionada pelo golpe militar, vai agir daqui para frente, né. Então é preciso reagir. É preciso organizar comitês de autodefesa para colocar direita para correr porque se a gente abaixar a cabeça os direitistas que são minorias no país vão continuar na ofensiva. Então é importante expressar nossa solidariedade; é importante disso daí tirar as lições necessárias para enfrentar a direita, os golpistas e os militares.

É isso. A gente fica por aqui com mais essa coluna e semana que vem a gente tá de volta com colunistas ao vivo nesse canal causa operária TV. Muito obrigado.”

Assistam todos os dias os colunistas do COTV, no Youtube, a partir do meio dia, sempre com um tema diferente e de interesse para a classe operária.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.