Fica na rua Taylor 47
O Centro Cultural Benjamin Péret do Rio de Janeiro está de portas abertas para os companheiros do Rio. Venha nos conhecer e nos ajude a financiar este patrimônio do nosso partido.
CCBP-RJ
Foto de palestra sobre a Venezuela realizada no CCBP do Rio. Foto: Diário Causa Operária. |

Uma das maiores demonstrações do desenvolvimento do Partido da Causa Operária é o crescimento dos Centros Culturais do Partido, o Centro Cultural Benjamin Péret, por todo o país. Além do conhecido CCBP original, que  fica na rua Serranos 90, atualmente há também CCBPs no Rio de Janeiro, na Bahia, em Santa Catarina e no Paraná. Os Centros, que homenageiam o poeta surrealista Benjamin Péret, são espaços de convivência política, cultural e de descontração entre companheiros, que em sua maioria estão juntos nas lutas e mobilizações.

Companheiro Rui apresentando a Análise Política no CCBP de São Paulo.
CCBP de Curitiba.

No Rio de Janeiro, o CCBP fica na rua Taylor 47, no boêmio bairro da Lapa. O espaço, que conta com um auditório e salão nobre, permite a realização de diversos tipos de atividades. A mais tradicional delas, que já é realizada aqui no Rio há mais de um ano, é a exibição da Análise Política da Semana no Telão. Todos os sábados, a partir das 11:30, abrimos as portas do CCBP do Rio para recepcionar os companheiros e exibir a análise apresentada pelo companheiro Rui Costa Pimenta, que é projetada no telão. Em seguida, servimos uma deliciosa refeição, preparada pelos militantes do Partido no Rio. Ao som de sambas e outras músicas da melhor qualidade, os companheiros apreciam bebidas e outros lanches, na parte da tarde.

Ceveja “Liberdade para Lula”, vendida no CCBP de Blumenau.
Nosso salão nobre.

Ainda no sábado, já às 16 horas, são organizadas as reuniões dos Coletivos do Partido. Os coletivos Rosa Luxemburgo, a Aliança da Juventude Revolucionária, a Corrente sindical Causa Operária e o coletivo de negros João Cândido reúnem os companheiros para as reuniões de trabalho. Ao final do dia, por volta das 18 horas, as atividades normalmente se encerram. No entanto, eventualmente nos sábados a noite sobem ao palco do CCBP do Rio cantores e compositores do estado, tais como Antônio Carlos Mariano, Henrique Silva e Roberto Lara, além de outras atividades, tais como plenárias.

Na próxima segunda-feira, dia 21 de outubro, vamos trazer novamente para o CCBP do Rio o CineMarx: um cineclube de exibição de filmes políticos, de temática revolucionária e de esquerda. A iniciativa agora é retomada com força total. Agora, todas as segundas, a partir das 16 horas, pela módica quantia de 5 reais, você está convidado a assistir um filme com a gente. Após a exibição de cada filme, realizaremos um debate a respeito do tema, regado a bebidas, e é claro, com direito a muita pipoca!

O auditório do CCBP do Rio de Janeiro leva o nome Fernando Fagundes Ribeiro, em homenagem ao nosso falecido companheiro, que nos deixou há pouco mais de um ano, no dia 5 de outubro de 2018. É ao mesmo tempo uma homenagem e o reconhecimento e profunda admiração pelo companheiro Fernando, que teve um papel fundamental no desenvolvimento do PCO no Rio de Janeiro e na própria conquista, que é o nosso CCBP do Rio.

Palestra-debate sendo realizada no auditório Fernando Fabundes Ribeiro.

A nossa meta é expandir a programação do CCBP do Rio de Janeiro, de modo que o Centro fique de portas abertas para o público todos os dias da semana, em horário comercial. Mas para isso, é fundamental a sua ajuda. Ajude divulgando o nosso Centro nas redes sociais e compareça às nossas atividades! Gostaria de terminar pedindo também a sua ajuda na campanha financeira de sustentação do CCBP do Rio de Janeiro. A sua contribuição é muito importante. É possível contribuir com diversas quantias, por isso, seja com 5 ou com 500 reais, nos ajude a fortalecer o CCBP e o PCO no Rio de Janeiro!

Relacionadas