Internacional
Uma vala com mais de 50 corpos de civis assassinados pelo Exército colombiano foi encontrada na cidade colombiana de Dabeíba, departamento de Antioquia.
2019.12.16 Vala comum encontrada na Colômbia
Vala comum de vítimas dos militares: AFP |

No município de Dabeiba, departamento de Antioquia (região noroeste da Colômbia), foi encontrada neste sábado (14) uma vala com mais de 50 corpos de civis executados pelo Exército colombiano. Estes corpos pertencem à categoria de “falsos positivos”, que é quando o Exército assassina pessoas comuns, trabalhadores, jovens ou camponeses e afirma que eram guerrilheiros mortos em combate para ocultar seus crimes e gerar dados falsos para enganar a população.  Mais de 2.248 pessoas foram executadas extrajudicialmente na Colômbia nas últimas décadas.

No cemitério Las Mercedes, localizado a 170 quilômetros de Medelín, A Jurisdição Especial de Paz (JEP), estima-se que foram enterrados homens entre 15 e 16 anos de idade. A JEP encontrou o cemitério clandestino graças à cooperação de um militar.

Cerca de 59% dos assassinatos ocorreram entre 2006 e 2008, período de governo do ex-presidente Álvaro Uribe, um elemento da extrema-direita fascista que alinhava a política do país de acordo com os interesses dos Estados Unidos. No governo Uribe, foram instaladas bases militares americanas em território colombiano.

A Colômbia é uma férrea ditadura que persegue e assassina opositores. Ano após ano, o país é denunciado pelo extermínio de lideranças camponesas, sindicais e populares. Mesmo após os acordos de paz com as FARC, o terrorismo de Estado continuou, inclusive com a violação dos acordos e assassinatos das lideranças da antiga guerrilha, que se tornou um partido político legalizado, a Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC). Nas últimas eleições, o que se viu foi a execução generalizada de candidatos das FARC.

Os governos da direita colombiana transformaram o país em um enclave imperialista no subcontinente sul-americano. O país é completamente submetido aos interesses dos Estados Unidos, que abertamente interferem na política colombiana e controlam o país.

 

Relacionadas