Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Símbolos-indígenas-colombianos-y-su-significado1
|
Bogotá, 6 mar (Prensa Latina) – A Organização Nacional Indígena da Colômbia (ONIC) convocou as autoridades nacionais e regionais a garantir o direito à vida dos povos nativos que vivem hoje confinados pelos confrontos armados em seus territórios.
Segundo a ONIC, as comunidades dos povos indígenas Embera Katío, Embera Dóbida, Senú e Wounaan, da região do Baixo Atrato, se encontram em situação de confinamento devido a ações de grupos à margem da lei nessa região do noroeste colombiano.

O grupo explicou que cerca de 170 famílias Embera e 46 da comunidade do Povo Antioquia, da Reserva Indígena Salaki Pabarandó, correm grave risco devido à presença de grupos armados que disputam o controle territorial, convertido em um corredor para o Panamá.

Os representantes dos povos originários denunciaram que seus territórios ancestrais estão militarizados e sob permanente violação do Direito Internacional Humanitário.

A ONIC recordou que em novembro do ano passado várias comunidades indígenas se mobilizaram e vieram a esta capital para informar o governo da vulnerabilidade em que se encontram, mas, disse, não receberam do Estado uma resposta efetiva a suas necessidades.

Pedimos à comunidade internacional que monitore a situação de confinamento, ameaças, militarização da vida e dificuldade no livre trânsito para a realização de atividades próprias que sofrem as comunidades em seus territórios, acrescenta a mensagem dos indígenas colombianos.

As comunidades nativas consideram também que deve ser reativada a mesa de negociação entre o governo de Iván Duque e a guerrilha Exército de Libertação Nacional, ‘pois nos ajudará a avançar a uma paz estável e duradoura para o país e os povos indígenas’.

Pediram, também, que a força pública abandone suas comunidades para propiciar o fim dos confrontos.

Finalmente, a ONIC exigiu que sejam aceleradas as medidas de proteção a seus líderes com o objetivo de garantir a sobrevivência dos povos indígenas da Colômbia.

Compartilhar no facebook
Compartilhe no seu Facebook!
Compartilhar no twitter
Tuite este artigo!
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no reddit
Reddit
Relacionadas