Siga o DCO nas redes sociais

Curitiba: Análise política, música e chopp Fora Bolsonaro neste sábado
Logo lançamento chopp Fora Bolsonaro 01 paisagem
Curitiba: Análise política, música e chopp Fora Bolsonaro neste sábado
Logo lançamento chopp Fora Bolsonaro 01 paisagem

Neste sábado (24) no Centro Cultural Benjamin Péret – Paraná (CCBP-PR) ocorrerá um conjunto de atividades imperdível para a esquerda paranaense. A partir das 11:30 será transmitido o programa Análise Política da Semana com Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO). Em seguida, relembrando os 65 anos do suicídio de Getúlio Vargas organizado pelo imperialismo dos EUA, será apresentada a palestra-debate : “A economia política brasileira e o desmanche do Estado nação: de Getúlio a Lula e os golpes de Estado” com o professor Marcelo Marcelino.

A partir das 14h será servido um churrasco (por adesão) e inaugurado o chopp artesanal Fora Bolsonaro com apresentação da banda anti-fascista Partigianos.

Uma oportunidade única de confraternizar com os ativistas da luta contra o golpe, desfrutar de um espaço socialista e do chopp com a palavra de ordem mais precisa do momento. Tudo isso com som da mais alta qualidade com músicos comprometidos com a luta dos trabalhadores! Para maiores informações acesse a página do evento no facebook.

Partigianos

Banda curitibana nascida do encontro musical de várias correntes de esquerda antifascistas: (anarquistas, socialistas e comunistas) em alusão às milícias operárias que lutaram contra a invasão nazista nos diversos países europeus. Para conhecer melhor o trabalho dos Partigianos, acesse a página da banda no facebook.

Companheiros se apresentando na feira do largo da ordem no último domingo, bem próximo ao mutirão pela liberdade de Lula e por fora Bolsonaro. É possível ver o adesivo liberdade para Lula na camiseta da vocalista.

O site osrgonautas.com.br diz o seguinte:

“Em nossa pesquisa sobre a genealogia do adjetivo ‘partigianos’, encontramos a obra de Johann Ewald, intitulada: ‘Treatise on Partisan Warfare’ Greenwood Press (1991), para Johann Ewald, Partisan (do francês partisan; feminino partisane).

Em italiano, (partigiano/partigiana) ‘é um membro de uma tropa irregular formada pela população local para se opor à ocupação e ao controle estrangeiro de uma determinada área, é um combatente armado que não pertence a um exército regular, mas sim a um movimento de resistência’.

Em português, ‘partigiano’ é traduzido literalmente como ‘parte’, ‘partidário’, adjetivo e substantivo masculino que significa: pessoa ligada ao partido de alguém, ou a um sistema ou regime.”